Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer, mesmo lendo um livro ou bebendo uma chávena de chá. Embora isso possa ajudar alguns, essas técnicas não funcionam com outros, mas ainda existem boas opções, como praticar ioga.
Há uma ótima razão pela qual o ioga o ajuda a adormecer: praticar ioga e técnicas de respiração acalma o seu sistema nervoso, o que ajuda o seu corpo a relaxar o suficiente para adormecer mais rapidamente.
Contudo, nem todas as posições o ajudarão a atingir esse objetivo. Por isso, reunimos aqui as principais posturas de ioga que deve tentar se tiver dificuldades em adormecer à noite.
9 posturas de ioga para experimentar antes de dormir
As posturas são suficientemente fáceis para praticantes iniciantes de ioga. Ao alternar entre essas posições, lembre-se de prestar atenção à sua respiração e às áreas onde sente mais tensão no corpo. Respire e tente relaxar se sentir algum desconforto. Pratique os exercícios durante cerca de 20 a 30 minutos antes de dormir.
Postura de gato e vaca
As suas mãos devem estar à largura dos ombros, enquanto os seus joelhos devem ficar por baixo das ancas. Inspire profundamente e incline a sua cabeça em direção ao teto enquanto também levanta a pélvis — semelhante a uma "vaca". Então, ao expirar, arqueie as costas e traga a cabeça e a pélvis para baixo como um "gato".
Dobrar para frente
Esta posição é simples: basta ficar em pé e inclinar-se para alcançar os dedos dos pés. Se conseguir, coloque as mãos no chão. Caso não consiga tocar nos dedos dos pés, pode fazer uma meia flexão para a frente e agarrar por baixo dos joelhos. Certifique-se de que mantém as costas direitas e que está a respirar profundamente.
Postura da ponte
Comece deitado de costas, com as pernas e os braços esticados no chão. Inspire profundamente, levante o tronco do chão e aproxime os braços do corpo para se equilibrar. Os joelhos devem estar a um ângulo de 90 graus. As suas mãos podem ficar apoiadas no chão ou unidas por baixo do tronco.
Bebê feliz
Uma postura fácil para realizar após a "Ponte" é a seguinte: comece deitando-se de costas. Levante as pernas em direção ao teto e um pouco além dos ombros (ou o máximo que conseguir). Em seguida, segure a parte externa dos pés com ambas as mãos. Balance suavemente para a esquerda e para a direita para aliviar a tensão na parte inferior das costas.
Pernas na parede
Para esta posição, precisará de abrir espaço ao lado de uma parede. De frente para a parede, deite-se de costas e levante as pernas para cima ou eleve os quadris com os braços. Os quadris podem ficar encostados à parede ou um pouco afastados. Quando estiver numa posição confortável e sentir que se pode equilibrar, estique os braços.
Postura da criança
Pode iniciar esta posição ajoelhando-se ou ficando de quatro. Coloque os pés diretamente abaixo das ancas e traga a cabeça para perto do chão. Estique as mãos à sua frente, alongando a coluna. Quanto mais longe conseguir alongar, melhor será o estiramento.
Torção sentada
Sente-se ereto e estenda as pernas à sua frente. Cruze uma perna sobre a outra, puxando o calcanhar da perna cruzada para a parte externa da coxa. Com o braço oposto, cruze o corpo e rode, empurrando o joelho levantado com o cotovelo. Repita do outro lado antes de continuar.
Postura da borboleta
Enquanto estiver sentado, endireite a sua postura e pressione a parte inferior de ambos os pés. Colocando as mãos nos pés, tente pressionar os quadris o mais baixo que puder em direção ao chão. Quanto mais baixo for, maior será o alongamento.
Postura da cabeça aos joelhos
Esta é uma posição básica. Comece sentado com as pernas estendidas à sua frente. Leve um pé até à parte interna da coxa da outra perna e estenda as mãos sobre a perna estendida.
Sente-se mais ereto, respire fundo e segure o pé à sua frente. Se não conseguir alcançar o pé, segure o tornozelo ou a parte de trás do joelho. Incline-se para o alongamento e tente levar a testa até ao joelho.