Após meses de paragem, eis que regressa a ação em pista da categoria rainha do desporto motorizado: a Fórmula 1! A temporada de 2024 conta com um calendário longo e diversificado, que promete fazer as delícias dos fãs da modalidade que não perdem um Grande Prémio, independentemente da hora de transmissão.
São 24 as corridas que se vão disputar, com a primeira a ter lugar amanhã no Barém; já a última, como vem sendo hábito, irá acontecer em Abu Dhabi no mês de dezembro. Os leitores mais entendidos no assunto terão certamente estranhado quando leram que o primeiro GP de 2024 vai ser disputado amanhã, num sábado; ora, aqui reside uma das curiosidades deste ano: as duas primeiras corridas (Barém e Arábia Saudita) serão ao sábado. Já não é a primeira vez na história na Fórmula 1 que os semáforos se apagam em tal dia, mas é inédito isso suceder duas vezes seguidas. Por esse motivo, hoje mesmo temos a primeira qualificação da época, a primeira prova de fogo, que servirá para aferir mais concretamente em que posição se encontram as diferentes equipas.
Ainda relativamente ao calendário, as mudanças não se ficam por aqui; por exemplo, a China vai regressar pela primeira vez desde 2019, pois desde então a pandemia de covid-19 manteve a modalidade em suspenso no país; o Grande Prémio do Japão, em Suzuka, será mais cedo uns meses, agora em pleno abril (é logo a quarta corrida do ano); e as corridas Sprint serão 6, acontecendo na China, Miami (EUA), Áustria, Austin (EUA), Brasil e Qatar.
As equipas continuam a ser as mesmas 10, apesar de algumas terem mudado de nome: a Alfa Romeo é agora Kick Sauber, e a Alpha Tauri passou a Visa Cash App Racing Bulls; já o alinhamento de pilotos manteve-se inalterado de 2023 para 2024, algo também inédito na história da F1. O mesmo não se poderá dizer em 2025, já que são vários os pilotos que vêem o seu contrato terminar durante este ano, e um deles até já decidiu o seu destino seguinte: falamos do 7 vezes Campeão do Mundo Lewis Hamilton, que numa manobra (mais ou menos) inesperada decidiu que 2024 é o último ano em que representa a Mercedes, mudando em 2025 para o vermelho da Ferrari.
Os motores já estão a aquecer... Será que vamos ter mais um ano dominado pelo leão holandês Max Verstappen? Ou algum dos seus adversários irá conseguir fazer-lhe frente? Esta e muitas outras perguntas serão respondidas ao longo dos próximos meses, por isso sentem-se ao volante e deixem-se envolver pela 75ª temporada de Fórmula 1!