A Academia de Artes e Cinema dos Estados Unidos, anunciou que a partir de 2026, a lista de categorias dos Óscares de Hollywood irá passar a contar com a categoria de "Melhor Diretor de Casting". Esta nova categoria visa homenagear o papel importante desempenhado pelos diretores de casting na produção cinematográfica.
Bill Kramer, diretor executivo da Academia de Hollywood, e Janet Yang, presidente da Academia, destacaram a importância dos diretores de casting no comunicado oficial da organização. Segundo eles, esta categoria reflete o papel essencial que esses profissionais desempenham no processo de criação de filmes.
Os representantes da classe dos diretores de casting, incluindo Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane, expressaram a sua satisfação com a introdução desta nova categoria. Todos eles concordaram que esta nova categoria é o resultado do esforço dos profissionais da área e que representa um merecido reconhecimento pelo trabalho dos mesmos.
As condições de elegibilidade dos candidatos para esta categoria, bem como o processo de seleção, serão divulgados em abril de 2025, juntamente com as regras para a 98.ª edição dos Óscares, que serão entregues em 2026. As especificidades do prêmio serão determinadas pelo conselho de governadores da Academia.
O departamento de diretores de casting da Academia de Hollywood foi estabelecido em julho de 2013 e atualmente conta com cerca de 160 profissionais dedicados. Esta nova categoria junta-se assim à lista de prêmios dos Óscares, sendo que a última categoria a ter sido introduzida foi a de "Melhor Longa-Metragem de Animação", criada em 2001.
A 96.ª edição dos Óscares de Hollywood está agendada para a noite de 10 de março, em Los Angeles, com transmissão na madrugada de 11 de março na Europa.