Android Auto: como ver o YouTube e outros vídeos no carro
Um dos recursos que vem bloqueado de fábrica no Android Auto e Apple CarPlay é a possibilidade de ver vídeos do YouTube ou até mesmo quaisquer outro tipo de vídeos no sistema de infoentretenimento dos automóveis. A razão disso é mais do que óbvia, a segurança dos condutores e passageiros está em primeiro lugar.
Nesse sentido, o objetivo da Google e da Apple é evitar distrações, e dessa forma evitar acidentes rodoviários. No entanto, há formas de contornar essas imposições. Se porventura deseja visualizar o YouTube ou outro tipo de vídeos no Android Auto do seu carro, saiba como fazê-lo, e o melhor, não é necessário ter root no seu equipamento.
Antes de mais nada, o LifePatch recomenda terminantemente que apenas visualize quaisquer tipo de vídeos no Android Auto do seu veículo, somente quando estiver parado. Qualquer dano que possa surgir, é da sua inteira responsabilidade e o LifePatch não se responsabiliza por nada.
Feito o aviso e recomendação, tudo o que precisa de fazer é instalar uma aplicação (apk.) no seu dispositivo Android. A app chama-se Android Auto Apps Downloader (AAAD), mas devido às restrições da Google, ela não se encontra disponível na Google Play Store. O projeto está disponível ao público no GitHub onde poderá consultar o desenvolvimento do projeto. Esta é a página onde pode fazer o download da aplicação AAAD. Pode descarregar a app clicando diretamente neste link.
Note que terá que permitir a instalação de apps desconhecidas no browser que está a usar, para conseguir instalar a app Android Auto Apps Downloader e posteriormente permitir o mesmo na app AAAD para poder instalar as apps necessárias. Depois destes passos concluídos, abra a app AAAD no seu dispositivo Android para poder instalar as apps necessárias para visualizar vídeos do YouTube e outros conteúdos multimédia no Android Auto.
A aplicação para ver vídeos do YouTube chama-se CarStream. A app que permite visualizar qualquer vídeo tem por nome Fermata Auto. Contudo, há um alerta: embora a app seja totalmente gratuita e sem publicidade, apenas é permitido até 1 download a cada 30 dias. Com a versão PRO (3.49 €) essa limitação é removida, e pode descarregar todas as apps da lista de uma só vez e baixar as vezes que quiser. Se desejar comprar a versão Pro, saiba que a compra é efetuada dentro da app com o método de pagamento PayPal. Se não quiser pagar, simplesmente faça o download de uma app numa primeira utilização, e daqui a um mês descarregue a outra. Seja como for, para obter os dois recursos para o Android Auto que estão citados neste artigo, apenas necessita das duas primeiras apps.
Terminado o processo de instalação, verá que a app CarStream e Fermata Auto estarão disponíveis no seu dispositivo Android.
Android Auto: Como ver vídeos do YouTube no seu veículo
Para usufruir dos vídeos YouTube no seu veículo apenas tem que conectar o seu smartphone Android ao carro e abrir a app CarStream no painel do carro. Embora a interface de utilizador seja um pouco diferente da app oficial do YouTube, os comandos essenciais para ter uma boa experiencia de utilização estão todos lá. Poderá existir um pequeno imput lag ao executar os comandos no painel do carro, mas com o hábito o utilizador consegue lidar bem com isso.
Veja vídeos guardados no seu dispositivo no carro
De igual forma, pode visualizar vídeos gravados no seu smartphone ou outros vídeos, com recurso à app Fermata Auto. Depois de conectar o seu equipamento ao Android Auto, abra a app Fermata Auto no painel do carro e reproduza qualquer vídeo que tenha guardado no seu equipamento Android. Mas antes disso terá que adicionar as pastas e os respetivos vídeos à app Fermata, no seu smartphone. Feito este processo, os vídeos serão reproduzidos no painel do carro.
A aplicação Android Auto Apps Downloader (AAAD) atualiza automaticamente todas as apps da lista para as versões mais recentes, sendo que para atualizar só precisa de abrir a app e descarregar a versão mais recente. A app AAAD funciona nos dispositivos com o Android 6 ou superior, e como já supracitado, não é necessário qualquer tipo de root no equipamento.
Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.