Pela primeira vez, uma aplicação de conteúdos adultos vai estar disponível para iPhone, embora numa loja alternativa à Apple App Store. A app chama-se Hot Tub, sendo que o seu desenvolvedor, Riley Testut, gaba-se da Apple ter aprovado a aplicação.
Inclusive, a app está a ser promovida como "a primeira app de conteúdos adultos aprovada pela Apple". A publicação no Threads até faz uma piada alusiva ao facto do primeiro iPhone ter sido lançando há 18 anos, estando "finalmente com idade suficiente para receber apps mais adultas".
App foi aprovada pela Apple, mas contra a sua vontade
Para contexto: Riley Testut explorou um detalhe técnico para promover e fazer parecer que a Apple deu a aprovação para a app, o que não é verdade.
Existe uma loja alternativa à Apple App Store chamada AltStore PAL, onde, de acordo com Testu, todas as aplicações são bem-vindas, incluindo a Hot Tub. A Apple tem um programa de distribuição de apps fora da App Store na Europa, por causa da Lei dos Mercados Digitais.
Contudo, mesmo fora da loja de aplicações oficial, a Apple tem um processo de reconhecimento (Notarisation) para perceber se as apps são seguras. A app Hot Tub, de alguma forma, passou no processo de reconhecimento e foi aprovada para estar na AltStore PAL, onde Testut aproveitou para promover a sua app.
Contudo, a Apple nunca permitiu apps de conteúdos adultos na sua loja, popularmente dito por Steve Jobs - "se as pessoas querem esse tipo de conteúdos no telemóvel, comprem um Android." A Apple, através de um porta-voz, afirmou que estão preocupados com os riscos que uma app desta categoria pode representar para utilizadores da União Europeia, especialmente crianças.