App de conteúdos adultos para iPhone foi aprovada na Europa, contra a vontade da Apple

Pela primeira vez, uma aplicação de conteúdos adultos vai estar disponível para iPhone, embora numa loja alternativa à Apple App Store. A app chama-se Hot Tub, sendo que o seu desenvolvedor, Riley Testut, gaba-se da Apple ter aprovado a aplicação.

Inclusive, a app está a ser promovida como "a primeira app de conteúdos adultos aprovada pela Apple". A publicação no Threads até faz uma piada alusiva ao facto do primeiro iPhone ter sido lançando há 18 anos, estando "finalmente com idade suficiente para receber apps mais adultas".

AltStore (@altstoreio) on Threads
iPhone turns 18 this year, which means it’s finally old enough for some more ~mature~ apps… Introducing Hot Tub by c1d3r, the world’s 1st Apple-approved porn app! Try it now exclusively on AltStore PAL — just in time for the season of love ❤️ Source: https://hottubapp.io/altstore/pal

App foi aprovada pela Apple, mas contra a sua vontade

Para contexto: Riley Testut explorou um detalhe técnico para promover e fazer parecer que a Apple deu a aprovação para a app, o que não é verdade.

Existe uma loja alternativa à Apple App Store chamada AltStore PAL, onde, de acordo com Testu, todas as aplicações são bem-vindas, incluindo a Hot Tub. A Apple tem um programa de distribuição de apps fora da App Store na Europa, por causa da Lei dos Mercados Digitais.

Contudo, mesmo fora da loja de aplicações oficial, a Apple tem um processo de reconhecimento (Notarisation) para perceber se as apps são seguras. A app Hot Tub, de alguma forma, passou no processo de reconhecimento e foi aprovada para estar na AltStore PAL, onde Testut aproveitou para promover a sua app.

Contudo, a Apple nunca permitiu apps de conteúdos adultos na sua loja, popularmente dito por Steve Jobs - "se as pessoas querem esse tipo de conteúdos no telemóvel, comprem um Android." A Apple, através de um porta-voz, afirmou que estão preocupados com os riscos que uma app desta categoria pode representar para utilizadores da União Europeia, especialmente crianças.