Apple anuncia iPhone 16 e 16 Plus com chip A18 e novo botão para controlo da câmara
A Apple finalmente anunciou a série iPhone 16. Tal como nas versões Pro, os modelos mais "básicos", o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, foram projetados exclusivamente para satisfazer as exigências computacionais do Apple Intelligence, oferecendo um processador mais potente e o "Camera Control", um novo botão cheio de funcionalidades interessantes.
Começando pelo ecrã, a empresa manteve o tamanho dos antecessores: 6,1 polegadas para o iPhone 16 e 6,7 polegadas para o iPhone 16 Plus. Ambos os ecrãs continuam a funcionar a 60 Hz (sem ProMotion) e podem atingir até 2.000 nits de brilho máximo. A proteção Ceramic Shield, por outro lado, é 50% mais resistente do que na geração anterior.
A grande atualização deste ano é o chipset A18, construído em 3 nanômetros para ser mais poderoso e eficiente. Segundo a Apple, o CPU é 30% mais rápido do que o CPU do iPhone 15 e 60% mais rápido do que o CPU do iPhone 12. A GPU também é bastante potente, sendo 40% mais rápida do que a do iPhone 15 e duas vezes mais rápida do que a do iPhone 12.
Em comparação com a geração anterior, o iPhone 16 consegue oferecer o mesmo desempenho de CPU utilizando 30% menos energia e o mesmo desempenho da GPU consumindo 35% menos energia. A Apple também melhorou a largura de banda da memória do sistema em 17%.
O "Camera Control" é outra novidade do iPhone 16 e 16 Plus: é um botão capacitivo protegido por vidro de safira, projetado para parecer um botão real, oferecendo um excelente feedback tátil característico da Apple.
O utilizador pode tocar para abrir a câmara e tocar novamente para tirar uma fotografia. Ao tocar e segurar, o dispositivo grava um vídeo e, ao deslizar o dedo, é possível controlar o zoom. O sistema também permite utilizar o controlo por toque para alternar entre outras configurações ou ajustar a profundidade de campo, exposição, entre outras opções.
Falando em câmaras, a Apple manteve o sensor principal de 48 MP, com uma lente f/1.6 de 26 mm e pixels de 1,0 µm, além da estabilização ótica de imagem. A principal novidade foi a introdução de um "modo intermédio" que captura fotos de 24 MP, oferecendo mais detalhes do que as fotos de 12 MP.
A câmara ultrawide de 12 MP foi atualizada e agora vem com uma lente de 13 mm, a mesma dos modelos Pro do ano passado. Esta câmara possui foco automático, que permite um modo macro, e uma abertura f/2.2 para capturar imagens com 2,6 vezes mais luz. É possível gravar vídeos em até 4K a 60 fps com Dolby Vision e o utilizador também pode ativar alguns recursos de IA, incluindo a redução de ruído do vento.
Os novos iPhones também apresentam o "Action Button", um botão que serve como atalho para iniciar uma gravação de voz, identificar uma música, ligar a lanterna ou qualquer outra função que deseje (uma vez que o mesmo é configurável). Este botão pode, ainda, executar ações dentro de aplicações e até trancar e destrancar o seu carro, caso o veículo seja compatível com o recurso.
Preço e disponibilidade
O iPhone 16 e 16 Plus estarão disponíveis a partir de 20 de setembro, com as pré-encomendas a começar no dia 13/09/2024. Os preços começam nos 989€ para o iPhone 16 e 1139€ para o iPhone 16 Plus, ambos com 128 GB de armazenamento.