Na WWDC (Worldwide Developers Conference) 2024, a Apple apresentou novas versões dos seus sistemas operativos, incluindo o tão aguardado iOS 18, que oferece diversas melhorias e recursos baseados em inteligência artificial.
Das várias novidades apresentadas, destaca-se o “Apple Intelligence”, mais opções de personalização, possibilidade de bloquear aplicações, redesign da aplicação “Fotos” e uma ferramenta nativa para guardar passwords.
Apple Intelligence
A principal novidade do iOS 18 foi o “Apple Intelligence”, um conjunto de ferramentas de inteligência artificial personalizadas que estarão disponíveis apenas nos iPhones equipados com chip A17 Pro, e em equipamentos equipados com chip M1 ou superior .
Os recursos de IA devem ajudar os utilizadores nas tarefas diárias, como dar prioridade a certas notificações. A Apple também implementou ferramentas de escrita, disponíveis em todas as aplicações, para reescrever (com múltiplas versões), rever ou resumir textos. A aplicação “Mail” também recebeu o “Resposta Inteligente” e a capacidade de exibir e-mails prioritários na parte superior da caixa de entrada.
Durante o evento, a empresa fez questão de salientar que sua IA é “baseada em informações e contexto pessoais” e pode fazer referência ao que o utilizador está a ver no ecrã, mas para garantir a segurança dos utilizadores, oferece uma camada de “privacidade poderosa”, graças ao processamento no dispositivo.
A IA da Apple também permite criar imagens para usar em conversas com base na foto de perfil dos seus amigos. Graças à ferramenta “Image Playground”, é possível criar até três estilos de fotos: esboço, ilustração e animação. O recurso está integrado na maioria das aplicações nativas, mas também pode ser utilizado como uma ferramenta independente.
Outra novidade são os “Genmoji”. A inteligência artificial do iOS 18 consegue criar emojis com base na imagem de alguém, sendo possível pesquisar fotos e vídeos usando linguagem natural. A ferramenta “Clean Up” pode ajudar o utilizador a livrar-se de pessoas e objetos indesejados nas fotos, facilitando a criação do “genmoji”.
A Siri também recebeu o “Apple Intelligence”. A assistente virtual está de cara lavada e promete entender uma linguagem mais natural, podendo lembrar-se do contexto da conversa e até permitir que o utilizador digite para interagir. Ao longo do “próximo ano”, a Siri terá reconhecimento no ecrã e poderá utilizá-la dentro de aplicações. A Apple estabeleceu um acordo com a OpenAI, a fim de ser possível utilizar o ChatGPT no iOS 18, que pode ser utilizado via Siri ou nas ferramentas de escrita em todo o sistema.
Outros recursos do iOS 18
O iOS 18 também vem com mais possibilidades de personalização. Agora, pode personalizar o seu ecrã inicial, sendo possível organizar as aplicações por qualquer ordem ou até mesmo alterar as cores dos ícones para complementar o papel de parede.
A Central de Controlo também é mais personalizável, com várias páginas e uma nova API para desenvolvedores que permite oferecer controlos próprios para as suas aplicações.
O sistema agora permite bloquear aplicações para mantê-las longe de olhares indiscretos.
A nova aplicação “Passwords” é o lugar perfeito para guardar palavras-passe de redes sociais, chaves de acesso, palavras passe de Wi-Fi e códigos de verificação, tudo no mesmo lugar. A ferramenta vai informá-lo sobre passwords fáceis ou usadas várias vezes, bem como aquelas que apareceram em fugas de dados.
A Apple ainda confirmou que a tecnologia RCS estará integrada no iOS 18. Mensagens bidirecionais por satélite, com criptografia de ponta a ponta, também passaram a ser uma opção.
A aplicação “Mail” foi atualizada e recebeu categorizações, incluindo as categorias “Primárias”, “Transações”, “Atualizações” e “Promoções”. Existem também resumos de cada categoria para ler rapidamente.
O “Maps” tem novos mapas topográficos com rotas de caminhadas que podem ser usadas offline. A empresa também introduziu o “Modo Jogo”, que diminui a atividade em segundo plano durante os jogos e melhora a capacidade de resposta de comandos compatíveis.
A aplicação “Fotos” recebeu uma cara lavada, que a Apple considera ser a maior de todos os tempos. A aplicação agora exibe as imagens no formato de grade, com a biblioteca na parte inferior, além de classificar as imagens por rostos para garantir um acesso rápido às fotos dos seus amigos e familiares.
O iOS 18 estará disponível em versão beta pública a partir do mês de julho, com o lançamento oficial a decorrer entre setembro e outubro. Uma versão beta para desenvolvedores foi já lançada para aqueles que desejam testar a nova plataforma.