Conforme o ano fiscal de 2025 terminou, empresas de estudo de mercado como a IDC começam a lançar os seus relatórios anuais, relativamente a empresas de tecnologia. Nesse sentido, foi publicado o relatório das fabricantes de telemóveis com melhor desempenho de vendas de 2025 e as respetivas fatias no mercado mundial.
Apple ficou em segundo lugar, como costume

Como podemos ver pelos dados, a Samsung conquistou o 1º lugar com 18.8% de fatia de mercado, usufruindo ainda de um aumento anual de 6.3%. Contudo, a Apple ficou a "morder os calcanhares" da gigante coreana, terminando o ano com 18.2% de controlo. Nos restantes lugares temos marcas chinesas como Xiaomi e Vivo a dominar o restante.
Apple venceu na China

Focando apenas na China, por curiosidade, a Apple conseguiu dominar o mercado com 21.1% de fatia de mercado, uma distância considerável das marcas concorrentes como vivo, OPPO e a gigante Huawei. A Xiaomi ficou empatada com a Honor pelo 5º lugar.
Apesar da guerra comercial com os EUA, a Apple continua a usufruir de uma grande preferência na China. Surpreendentemente, nem as gigantes Xiaomi e Huawei conseguiram chegar perto da fatia de mercado da empresa de Cupertino.
Mercado de telemóveis projeta crescimento para 2026
Ainda de acordo com os relatórios da IDC, globalmente, o mercado de smartphones registou um crescimento anual de 3.5%. Para 2026, está previsto um aumento de 1.5%.
Alguns dos fatores apontados para este crescimento são compra de novos smartphones por parte dos utilizadores, produtos inovadores e os carregamentos recordes da Apple em 2025.
Mais especificamente, a introdução de novos formatos de telemóveis como os dobráveis e a "injeção" de Inteligência Artificial em praticamente todos os telemóveis e sistemas operativos potenciam e aceleram o crescimento do mercado.