Apple Intelligence planeia juntar Gemini AI à oferta de Inteligência Artificial
Um programador, através de uma publicação no X, partilhou que a Apple irá provavelmente adicionar a Gemini AI ao Apple Intelligence. A informação foi partilhada através de umas linhas de código numa atualização beta do iOS 18.4, que inclui menções à Google e Open AI como modelos de Inteligência Artificial de terceiros.
Apple's backend has revealed that the next 3rd party iOS-AI integration will be Google Gemini pic.twitter.com/0rIuJhT5Lj
— Aaron (@aaronp613) February 21, 2025
Desta forma, podemos assumir que a Apple terá no Apple Intelligence a presença da Gemini AI (Google), além do existente ChatGPT (OpenAI). Quando a Apple apresentou a Apple Intelligence, o "motor" escolhido foi o ChatGPT. Desta forma, ao utilizar a plataforma de Inteligência Artificial da Apple, utilizadores serão recebidos pelo ChatGPT, respondendo a questões e fazendo pesquisas.
No entanto, durante a WWDC 2024, Craig Federighi, engenheiro e executivo da Apple, sugeriu que no futuro a Apple Intelligence podia integrar outros modelos de Inteligência Artificial. Entretanto, tem corrido vários rumores de que a Apple está a negociar com a Google, para integração do Gemini AI na Apple Intelligence. Gemini AI é a plataforma de Inteligência Artificial da Google.
Apple Intelligence ainda deixa a desejar
Em primeiro lugar, é importante salientar que o Apple Intelligence ainda não está totalmente disponível na Europa, um ponto de grande crítica à empresa de Cupertino. A Apple afirma que devido aos regulamentos da UE, não conseguiu implementar a plataforma de IA na totalidade, lançada juntamente com a família iPhone 16.
Tim Cook afirmou, no início do ano, que o Apple Intelligence iria começar a chegar aos iPhone 16 na Europa a partir de abril. Ainda assim, mesmo para utilizadores com acesso total, o Apple Intelligence está longe de ser a plataforma ideal. Na verdade, neste momento a plataforma funciona através da Siri, com integração do ChatGPT para "ajudar".
O Apple Intelligente, sendo assim, continua a ser um trabalho em construção. No entanto, é sábio da parte da Apple adicionar mais motores de IA, poupando assim recursos próprios.