Apple lança Final Cut Pro 11 com edição de vídeo espacial, transcrição para legendas e outras novidades
A Apple anunciou a próxima grande versão do Final Cut Pro: o Final Cut Pro 11. Entre as novidades, destacam-se o suporte para edição espacial de vídeo, transcrição para legendas, máscara magnética e outras.
Curiosamente, o Final Cut Pro 11 é a primeira versão que não é 10.x desde que a Apple retirou o "X" do seu nome em 2020. A empresa lançou também uma atualização para o Final Cut Pro para iPad. A seguir, pode conferir todas as novidades.
Final Cut Pro 11
Edição de vídeo espacial
Uma das novidades mais notáveis do Final Cut Pro 11 é o suporte para edição de vídeos espaciais, permitindo que os utilizadores importem conteúdos neste formato, gravados em iPhones, para o Mac, editem e, posteriormente, enviem para visualização no Apple Vision Pro.
O processo de edição não é complexo: após a gravação, basta colocar o ficheiro numa linha de tempo do Final Cut Pro 11 e fazer as modificações necessárias, funcionando basicamente da mesma forma que a edição de vídeos 2D comuns.
Os utilizadores podem exportar o conteúdo espacial editado diretamente para a biblioteca da aplicação "Fotos", visualizá-lo de imediato no Vision Pro ou partilhá-lo com outras pessoas através da aplicação "Vimeo", lançada recentemente para os óculos inteligentes da Apple.
Vídeos espaciais podem ser feitos com o Apple Vision Pro, iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max ou qualquer dispositivo da série iPhone 16.
Transcrição para legendas
A Apple integrou nativamente a transcrição assistida por IA diretamente no Final Cut Pro 11. O recurso beneficia-se do novo chip M4 da empresa, proporcionando processamento de fala para texto até 13x mais rápido do que nos Macs com chip Intel.
A opção "Transcrever para Legendas", que pode ser encontrada nas opções de correção de cor e melhorias de áudio, permite selecionar a fonte de áudio para a qual deseja inserir as legendas e, com apenas um clique, ativar o recurso. A Apple afirma que um modelo de linguagem especializado é utilizado para realizar a transcrição.
Máscara magnética
O recurso "Máscara magnética" permite que os editores isolem facilmente pessoas e objetos com apenas um clique, sem necessidade de um ecrã verde ou de usar rotoscopia. Esta novidade pode ser combinada com outras ferramentas de correção de cor e efeitos para uma estilização personalizada e precisa das filmagens.
Final Cut Pro para iPad
A Apple lançou também a versão 2.1 do Final Cut Pro para iPad, que inclui várias adições para agilizar a experiência de edição no dispositivo, incluindo:
- Feedback tátil para o Apple Pencil Pro e Magic Keyboard;
- Novo gesto de pinça vertical que permite expandir ou minimizar a altura do clipe na linha do tempo;
- Ajuste dinâmico do tamanho e posição do visualizador no modo Picture in Picture;
- Suporte para gravações a 90 fps, 100 fps e 120 fps no iPhone 16 Pro;
- Novas canetas para desenho: aquarela, giz de cera, caneta-tinteiro e caneta monoline;
- Novas transições modulares, predefinições de gradação de cores e trilhas sonoras dinâmicas;
- Novos atalhos de teclado.