Após alguns meses de rumores, a Apple lançou finalmente o sucessor da gama iPhone SE. Trata-se do iPhone 16e, que como o nome indica, parece ser uma espécie de edição especial da família iPhone 16, à semelhança do que a Samsung faz com os Galaxy FE.
A Apple decidiu descontinuar a linha SE, sendo que o iPhone 16e abandona por completo o design clássico com o botão, tirando elementos de design do iPhone XR com a câmara traseira singular e a "notch" frontal, armazenando a câmara frontal e sensores de face ID.

Especificações principais
- Câmara traseira Fusion de 48MP
- Câmara frontal True Depth de 12MP
- Gravação de vídeo em 4K com Dolby Vision até 60fps
- Ecrã OLED de 6.1 polegadas
- Processador A18
- Chip C1 (modem MSG 5G projetado pela Apple)
- Entrada USB-C
- Carregamento sem fios (não MagSafe)
Além das características mencionadas, o iPhone 16e também trará uma novidade no design: em vez do clássico botão de silêncio, terá o botão de Ação, presente nos iPhone 16. Este botão permite ativar funções rápidas e personalizadas como chamar o Apple Intelligence, lanterna, câmara e muito mais.
Tendo o nome da família iPhone 16, este modelo terá também suporte para o Apple Intelligence, o conjunto de ferramentas de Inteligência Artificial da Apple. Contudo, como já acontece com os iPhone 16, este modelo terá funções limitadas, devido aos regulamentos da União Europeia que a Apple continua a "evitar". Ainda assim, Tim Cook prometeu recentemente que o Apple Intelligence chegará totalmente à Europa nos próximos meses

Preço e disponibilidade
O iPhone 16e chegará ao mercado com um preço inicial de 739€, bastante longe do que a Apple nos habituou nos modelos SE, que começavam nos 499€. Teremos 3 opções de armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB. A pré-venda começa esta sexta-feira dia 21 de fevereiro sendo que o lançamento oficial acontece no dia 28.