Apple move produção do iPhone 16e para o Brasil

A Foxconn, uma das maiores fornecedoras da Apple, começou a produzir o iPhone 16e na sua fábrica de Jundiaí, São Paulo. A informaão partilhada pela MacMagazine, que fotografou uma caixa de iPhone 16e com a informação "fabricando Brasil - Indústria Brasileira".

iPhone 16e "Made in Brazil"

É certamente uma informação caricata de se ver, considerando que a produção da Apple é maioritariamente oriunda de países asiáticos. A verdade é que a fábrica da Foxconn em São Paulo já produz modelos iPhone 13, 14 e 15, tendo obtido autorização desde o início de abril para produzir também modelos da família iPhone 16.

Esta escolha por parte da Apple coincide com rumores que andam a circular sobre a gigante de Cupertino expandir a sua linha de produção para países fora da mira das tarifas de Trump, sendo o Brasil um desses países.

Guerra comercial entre China e Estados Unidos está em "águas de bacalhau"

Quando Trump declarou tarifas de importação de 125% para produtos oriundos da China, várias empresas tremeram, incluindo a Apple. Contudo, o presidente norte-americano afirmou que durante 90 dias, as tarifas aumentariam apenas 10%, ficando desconhecido o que aconteceria após esse prazo.

Assim sendo, empresas como a Apple começaram a acumular componentes de forma a prepararem-se para o pior. Afinal, com tarifas tão altas, a Apple não teria outra escolha senão colocar esse custo na mão do consumidor, onde iPhones chegariam facilmente aos 2000 ou 3000 dólares de preço base.

A alternativa seria começar a procurar países que fossem alvo de tarifas mais baixas. A ironia da situação é que, supostamente, estas tarifas visam motivar a produção americana, com materiais criados em solo americano. No entanto, essa opção continua a ser extremamente dispendiosa após décadas e décadas de recorrência a componentes chineses por parte das grandes empresas de tecnologia.