Apple Music vai integrar ferramentas para DJs

Por António Guimarães 1 min de leitura
Apple Music vai integrar ferramentas para DJs

A Apple anunciou hoje que vai integrar várias ferramentas utilizadas por DJs na sua plataforma. Estas ferramentas irão permitir aos utilizadores criar mix sets. As ferramentas incluem djay Pro Software da Algoriddim e outras ligadas a hardware como AlphaTeta, Serato, Engine DJ, Denon DJ, Numark e RANE DJ.

Com esta atualização, a Apple procura atrair DJs para explorar o catálogo de mais de 100 milhões de canções da Apple Music. Além disso, a Apple pretende também dar uma oportunidade a DJs amadores de experimentar com estas ferramentas.

A Apple Music também terá, juntamente com este lançamento, uma categoria dedicada a DJs. Esta categoria terá listas de reprodução, misturas de faixas recomendadas e outros conteúdos para motivar criadores a utilizar as ferramentas.

Stephen Campbell, diretor da Apple no setor de música, afirma que a Apple está comprometida a apoiar os DJs. Desta forma, DJs poderão utilizar as ferramentas da Apple Music para integração no seu processo criativo, tornando mais fácil o acesso e reprodução dos conteúdos finais. Desde 2021, a Apple Music disponibiliza milhares de mix sets na plataforma.

Outras plataformas de música tencionam apelar a DJs

O ano passado, foi anunciado que o Spotify estava a ponderar adicionar ferramentas e pacotes de subscrição que permitam aos utilizadores fazer os próprios remixes de música e dar os primeiros passos como DJs. No mesmo ano, a SoundCloud anunciou 6 diferentes ferramentas para edição, mistura e criação de samples personalizadas.

A app Tidal já disponibiliza um complemento para DJs há vários anos. Este complemento, pago à parte além da subscrição normal, permite a integração com plataformas de DJ. Existem ainda apps que estão a dar os primeiros passos como a Hook. Esta app tenciona facilitar a criação de remixes de música de forma legal, sem violar direitos de autor, na sequência do crescimento do conteúdo rápido estilo TikTok e Reels, que depende muito de música.