Apple Vision Pro vai suportar jogos através da NVIDIA

Durante a CES 2025, a NVIDIA anunciou uma parceria com a Apple, onde vai disponibilizar o serviço NVIDIA GeForce NOW para os Apple Vision Pro, através de streaming pela nuvem. Desta forma, será possível para utilizadores dos óculos aceder a jogos, alimentados pelas tecnologias de processamento gráfico da NVIDIA, que melhoram o visual dos jogos com funcionalidades como Ray Tracing e DLSS.

Utilizadores do Apple Vision Pro passarão a ter acesso a mais de 2100 jogos através da nuvem, sem precisar de processamento local ou transferência de ficheiros. Títulos vindouros como Avowed e DOOM: The Dark Ages, são alguns dos jogos suportados. Este streaming será feito através do Safari sem necessidade de instalação de ficheiros adicionais. A atualização chegará algures no final de janeiro.

Para aceder aos jogos, utilizadores apenas precisam de aceder ao site da plataforma GeForce NOW, através do Safari. Não existem pagamentos associados, pois basta ter os jogos na biblioteca da NVIDIA. Além do Apple Vision Pro, a NVIDIA também informou que o GeForce NOW irá suportar outros headsets de Realidade Aumentada, como o Meta Quest 3 e Pico 4 Ultra.

É possível jogar no Apple Vision Pro atualmente?

Atualmente, a maneira mais simples de jogar jogos no Apple Vision Pro é através da biblioteca de títulos suportados existentes na Apple Store. Em fevereiro de 2024, a Apple anunciou 12 títulos pertencentes à subscrição Apple Arcade, como Super Fruit Ninja, Synth Riders e muitos outros.

Estes são chamados de Spatial Games, ou jogos de dimensão espacial, onde os conteúdos visuais em 3D são gerados para interação do utilizador, em conjuntos com a Realidade Aumentada. Este tipo de jogos não requerem grande precisão nem controlos complicados. Por exemplo, no Super Fruit Ninja, utilizadores cortam as frutas com as mãos.

Contudo, considerando o preço do Apple Vision Pro e as suas capacidades, utilizar um equipamento destes para jogar jogos básicos não é suficiente para a maioria. Esta parceria com a NVIDIA vai expandir a capacidade do Apple Vision Pro e atrair mais utilizadores.