ChatGPT redireciona tráfego para sites, mas Google continua a prejudicá-los

ChatGPT redireciona tráfego para sites, mas Google continua a prejudicá-los

1 min de leitura

Nos últimos meses, o ChatGPT começou a enviar cada vez mais visitas para sites de notícias, mas ainda está longe de compensar o que esses sites estão a perder com as mudanças no Google.

Antes, quase ninguém ia parar a sites de notícias através do ChatGPT. Agora, esse número está a crescer — de menos de 1 milhão para mais de 25 milhões de visitas por mês. Pode parecer muito, mas quando olhamos para o total de visitas que estes sites recebem, continua a ser uma fatia muito pequena. Por exemplo, em janeiro, o New York Post teve 760 mil visitas vindas do ChatGPT... mas no total recebeu mais de 140 milhões nesse mês.

Alguns sites, como a Reuters ou o Business Insider, estão a notar esse crescimento e já veem o ChatGPT como uma nova fonte de tráfego. E sim, o número de visitas vindas de Inteligência Artificial duplicou desde o início do ano. Ainda assim, nem todos os sites tem essa sorte.

Ainda assim, sites sofrem com a utilização de Inteligência Artificial

A própria Google não está a ajudar na indexação de sites. Em maio de 2024, o Google lançou uma nova funcionalidade chamada “AI Overviews”, que mostra resumos diretos nas pesquisas, o que faz com que muita gente nem chegue a clicar nos links. O resultado foi que sites de notícias perderam mais de 600 milhões de visitas por mês.

A Google diz que isso ajuda as pessoas a encontrar o que precisam mais rápido. Os sites, por outro lado, estão a sofrer com menos visitas e menos dinheiro, o que já levou a despedimentos e mudanças, como colocar mais conteúdos pagos e pode "afugentar" ainda mais potenciais leitores.

Resmundo, o ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial podem estar a ajudar, mas ainda não chega para tapar o buraco deixado pelas mudanças no Google.