A aplicação Sunbird para Android está a entrar em fase beta. Esta plataforma, que permite que utilizadores Android utilizem o iMessage para comunicar com os utilizadores do iOS, está a estender o acesso à sua aplicação a mais pessoas numa nova fase beta.
Num comunicado divulgado à imprensa na semana passada, a Sunbird anunciou que os 171 mil utilizadores da sua lista de espera receberão os convites para começar a usar a aplicação em versão beta. Os convites serão enviados “em fases” a partir deste mês. A nova versão oferece suporte apenas ao iMessage, mas eventualmente será compatível com RCS através da aplicação Mensagens da Google.
Embora a proposta seja interessante, não há muitos relatos de utilizadores que realmente conseguiram aceder à aplicação desde o comunicado. O 9to5Google encontrou dois utilizadores do Reddit que afirmam ter recebido e-mails com um convite, mas a mensagem mencionava uma taxa de assinatura de 1,99US$ /mês.
No e-mail, é possível encontrar a seguinte mensagem: “Sunbird oferece um teste gratuito de 7 dias com todos os recursos e uma assinatura mensal de 1,99US$ a partir de então”. Isso significa que os utilizadores poderão usufruir dos recursos por uma semana e, caso queiram continuar, terão que desembolsar a quantia mencionada.
O e-mail continua a explicar que, por se tratar de uma versão beta, “novos IDs Apple podem ter um breve período de ativação entre 30 a 60 minutos”, “todos os formatos de áudio reproduzíveis causam falha na aplicação” e que “anexos de saída podem ser duplicados esporadicamente”, isto tudo com alguns outros bugs conhecidos.
Até ao momento, a Sunbird não cobrava pelo seu serviço, então esta é uma grande mudança. Contudo, a decisão não chega a ser uma surpresa, já que a empresa confirmou anteriormente que planeava cobrar uma assinatura pelo acesso completo à aplicação.