O NFS (Network File System) é um ótimo serviço para partilhar pastas na sua LAN. Embora não seja tão flexível como o Samba, já que não partilha impressoras e nem funciona com o "Active Directory", este protocolo é consideravelmente mais rápido, além de ser um pouco mais fácil de usar.
O NFS também é uma excelente opção para redes que abrigam vários sistemas operativos. A única ressalva é que não é tão seguro quanto o Samba.
Ao contrário da ligação NFS a partir de um cliente Linux, a ligação através do MacOS requer uma configuração extra, sendo mais bem gerida através da aplicação Finder. A seguir, mostraremos como isso pode ser feito.
Requisitos necessários
Para se ligar a uma partilha NFS no MacOS, é necessário:
- Uma máquina Linux com servidor NFS instalado e a funcionar com a partilha configurada;
- Uma máquina MacOS;
- Um utilizador na máquina Linux com privilégios sudo.
Configurar NFS no Linux
- Numa janela de terminal, abra o ficheiro de exportação para edição com o comando: sudo nano /etc/exports;
- Se já tiver configurado o NFS na máquina Linux, verá uma linha parecida com esta: /share 192.168.1.253(rw).
A linha acima permite que a máquina com o endereço IP 192.168.1.253 aceda à pasta /share com permissões de leitura e escrita, mas isso não funciona no MacOS porque produzirá um erro de acesso.
Digamos que o seu endereço IP no MacOS (que pode ser descoberto com o comando ifconfig) seja 192.168.1.70. A linha de comando para realizar a configuração seria: /share 192.168.1.70(rw,insecure).
A opção "insecure" é necessária porque o NFS usa uma porta inferior a 1024, impedindo o acesso do MacOS. Por isso, deve adicionar este comando para desativar o recurso. De seguida, guarde e feche o ficheiro.
Reinicie o NFS no servidor
- Digite o comando: sudo systemctl restart nfs-server;
- Verifique se o NFS está a ser executado corretamente com o comando: systemctl status nfs-server — o serviço deve estar listado como "Active".
Monte a sua partilha NFS
- No MacOS, abra o Finder e pressione as teclas "Cmd + K";
- Digite o comando: nfs://ADDRESS/SHARE (em "ADDRESS", insira o endereço IP do servidor NFS e altere SHARE para o nome da pasta que partilhou);
- Após a ligação bem-sucedida, o Finder abrirá a pasta partilhada e exibirá os ficheiros contidos nela.
O problema com este método é que, após fechar o Finder, terá dificuldades para localizar a pasta partilhada, já que não aparece na barra lateral da aplicação.
Felizmente, existe outra maneira: abra o terminal e crie uma pasta que será usada como ponto de montagem para a partilha com o seguinte comando: mkdir nfs_share.
Em seguida, digite o comando: sudo mount -t nfs ADDRESS:/SHARE nfs_mount (ADDRESS é o endereço IP do servidor NFS e SHARE é o nome da pasta partilhada). O MacOS vai solicitar a senha de utilizador e, após a autenticação, a partilha estará montada e acessível.
Agora, sempre que precisar de aceder aos ficheiros na partilha, abra o Finder e navegue até à pasta "nfs_mount" no seu diretório. A montagem permanecerá ativa até que reinicie a máquina. Após reiniciar, será necessário executar o comando "mount" para restaurar a ligação.