Como cancelar o treino do modelo de IA no ChatGPT, Gemini e outros chatbots

Por Wagner Pedro 3 min de leitura
Como cancelar o treino do modelo de IA no ChatGPT, Gemini e outros chatbots

Não é segredo que chatbots de inteligência artificial, como o ChatGPT e Gemini, salvam todas as conversas que temos com eles por padrão. Isso permite melhorar e ajustar os seus modelos de linguagem para entregar um desempenho aprimorado.

No entanto, essa opção pode ser um problema se utilizar alguma plataforma de IA no trabalho e os alimenta com informações confidenciais. Felizmente, é possível continuar a utilizar os chatbots modernos sem comprometer a privacidade, já que a maioria deles permite cancelar o treino do modelo de IA. Veja a seguir!

Como desativar o treino do modelo de IA no ChatGPT

  1. Aceda ao ChatGPT e registe-se ou faça login com sua conta OpenAI;
  2. Se estiver no computador, clique no ícone do seu perfil no canto superior direito e abra o menu "Configurações". No smartphone, basta tocar no menu (canto superior esquerdo) e selecionar os três pontos;
  3. Clique na aba "Controlar dados/Controles de dados" e desative a opção "Melhore o modelo para todo mundo".

Vale a pena lembrar que alterar essa configuração afetará apenas conversas futuras no ChatGPT. A mudança não se aplica a chats mais antigos e excluí-los também não terá efeito, pois a OpenAI provavelmente armazena uma cópia de cada conversa nos seus servidores.

Como desativar o treino do modelo de IA no Gemini

  1. Se estiver no computador, clique no ícone de relógio no canto inferior esquerdo. No smartphone, clique na sua foto de perfil e depois em "Atividades nos apps do Gemini";
  2. Clique no botão "Desativar" ou "Desativar e excluir atividade" para limpar todo o seu histórico de conversas.

Novamente, apenas chats futuros serão afetados por esta mudança. Se um chat já tiver sido retirado para revisão, ele poderá ser armazenado nos servidores da Google por até três anos. Depois de desativar a opção, a empresa reterá a sua conversa por 72 horas.

Como desativar o treino do modelo de IA no X (Twitter)

O X (antigo Twitter) tem o seu próprio chatbot de IA, chamado Grok, mas ele não é tão conhecido por ser exclusivo da assinatura premium. Ainda assim, é possível impedir que os seus dados sejam usados ​​para treinar modelos futuros.

Para isso, basta navegar até "Configurações > Privacidade e Segurança > Grok" e desativar a opção "Permitir que as suas postagens, bem como as suas interações, entradas e resultados com Grok sejam utilizados ​​para treino e ajuste fino".

Como desativar o treino do modelo de IA no Claude

A família de modelos de linguagem "Claude", da Anthropic, vem se tornando um concorrente formidável ao ChatGPT. Felizmente, a empresa de IA destaca-se das outras por não utilizar entradas ou saídas do utilizador para treino de modelos.

De acordo com uma página de suporte, as suas conversas com Claude não são utilizadas para melhorar o modelo, a menos que condições específicas sejam atingidas. Portanto, em circunstâncias normais, as suas interações permanecem privadas.

Como desativar o treino do modelo de IA no Meta IA e Microsoft Copilot

Infelizmente, o Copilot não parece oferecer uma maneira de desativar o treino de modelos. A Microsoft utiliza o GPT-4o da OpenAI, mas não está claro se as conversas são usadas para melhorar modelos de IA específicos da empresa.

O Meta IA, por outro lado, disponibiliza essa opção. Para desativar o treino de modelos de IA usando os seus dados no Facebook e Instagram, pode exercer o seu direito de objeção se estiver na União Europeia ou Reino Unido.

No Facebook, basta aceder a "Configurações e privacidade > Central de privacidade". Em seguida, clique no botão "Pesquisar" e cole o texto "Como a Meta usa informações para modelos e recursos de IA generativos". No artigo, que irá aparecer após a pesquisa, encontrará um link para fazer a solicitação de desativação do treino do modelo de IA.