Hoje, dia 21 de julho, as redes sociais e imprensa nacional mostraram vídeos e fotografias das grandes trovoadas de ontem à noite em Lisboa. Muitas pessoas perguntam-se como fotografar trovoadas de forma eficaz, com isso iremos indicar um método simples de como fotografar trovoada com smartphone. As instruções são semelhantes caso se tenha um dispositivo iOS ou Android, podendo mudar apenas a aplicação necessária. Para tirar uma fotografia mais detalhada é conveniente use um tripé ou usa superfície estável, pois vai ter de estar alguns segundos imóvel.
Como fotografar trovoada com smartphone Android
Caso tenha um dispositivo Android, já poderá ter na aplicação da sua câmara o modo Pro. Nesse modo Pro precisa de encontrar o modo de exposição longa ou de o modo de controlar a velocidade de disparo da fotografia. No modo de exposição longa podemos por vezes escolher entre dois ou três tipos de modos diferentes e vão selecionar um que indique pintura de luz ou semelhante. Agora basta apontar para onde estará a tempestade a acontecer e disparar durante os segundos necessários para aparecer o que pretende. Caso não tenha esses modos de exposição longa, poderá então usar a velocidade de disparo no seu modo mais lento possível. Este método pode estar limitado pelo software da câmara tornando-se mais difícil.
Caso o seu dispositivo não tenha o modo Pro poderá encontrar na loja de aplicações varias aplicações que podem fazer fotografia de longa exposição, sendo algumas grátis e outras pagas mas possivelmente mais completas.
Como fotografar trovoada com smartphone iOS
Nos dispositivos iOS não vai encontrar um modo Pro na aplicação nativa da Apple. Nos últimos iPhones 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max já terão acesso ao modo de captura nocturna, contudo para fotografar elementos como relâmpagos não será muito eficaz pois não tem o controlo do tempo de disparo. Então para o conseguir basta pesquisar a AppStore por longa exposição e escolher entre as aplicações grátis e pagas a que melhor se adequa ao seu orçamento.
Neste momento existem várias aplicações para fazer exposições longas, contudo poderei aconselhar uma das mais completas, que é a Pro Camera by Moment (4.49€). Nesta aplicação basta escolher o modo “Light trails”, escolher os segundos que deseja que dure o disparo (0.5seg a 30 seg ou bulb – até que volte a carregar para desligar) e apontar para o sítio certo!
O resultado da fotografia de longa exposição é uma fotografia live, que permitirá ver os elementos a aparecer.
A aplicação Moment Pro também existe na Play Store da Google com preço semelhante, contudo não tem todas as funcionalidades
O espectáculo da natureza de ontem à noite, proporcionou uma boa seleção de fotografias tiradas com a aplicação da Moment.
Fotografar em ambientes de pouca luz é algo em que as companhias de smartphones estão a apostar cada vez mais, permitindo aos seus utilizadores uma maior flexibilidade no que toca a tirar fotografias. Este tipo de fotografia é mais criativo experimente a utilização-lo em outras circunstancias, como por exemplo fotografar uma estrada durante a noite.
Esta é uma das muitas e interessantes dicas que poderá acompanhar em Life Patch.