Como redefinir os algoritmos das redes sociais

Por Wagner Pedro 3 min de leitura
Como redefinir os algoritmos das redes sociais

Quase tudo o que se encontra no feed das redes sociais é definido por algoritmos, uma espécie de "inteligência artificial" que as empresas usam para disponibilizar conteúdos relevantes com base naquilo que gosta, clica ou comenta.

No entanto, os algoritmos não são perfeitos e, às vezes, podem começar a encher o seu feed com conteúdos irrelevantes. Felizmente, é possível redefinir esses algoritmos para mudar completamente o que as suas redes sociais exibem. Veja como realizar esse procedimento!

TikTok

A página "Para Ti" (For You) do TikTok pode exibir vídeos que não lhe poderão interessar. Se for apenas um vídeo ocasional, toque e fique a premir no mesmo e selecione a opção "Não interessado".

Porém, se o problema for mais complexo, com diversos conteúdos irrelevantes a serem mostrados, toque no ícone do seu perfil, selecionar o menu (três linhas horizontais) e siga o caminho "Configurações e Privacidade > Preferências de Conteúdo > Atualiza o teu feed Para ti > Continuar".

YouTube

O YouTube recomenda vídeos com base no que habitualmente assiste, pesquisa, gosta e subscreve. No entanto, é possível redefinir os algoritmos da plataforma para obter recomendações mais precisas.

Primeiro, redefina seu "Histórico de exibição". Na aplicação, toque na aba "Eu" e depois no ícone de engrenagem na parte superior para aceder às "Configurações".

Em seguida, toque na opção "Gerir todo o histórico", selecione o botão "Eliminar" e selecione "Eliminar desde sempre" para limpar todos os dados e receber sugestões completamente novas. 

Para uma reinicialização completa, cancele a subscrição de todos os canais do YouTube que segue. No smartphone, toque em "Subscrições" e depois em "Todos" para ver a lista completa. Feito isto, toque no ícone do sino ao lado do canal e escolha a opção "Anular Subscrição".

Facebook

No ecrã principal do Facebook, chamado de "Feed", são apresentadas atualizações, fotos, vídeos e outros conteúdos de pessoas, páginas e grupos que segue. Existem algumas formas de ajustar o "Feed" da plataforma para exibir informações relevantes.

Primeiro, clique na sua foto de perfil e aceda a "Definições e Privacidade > Feed". Nesta seção, é possível gerir os seus favoritos (pessoas/grupos que mais quer ver), deixar de seguir pessoas/grupos e "Suspender" para parar de ver temporariamente as publicações de determinadas pessoas/grupos.

Se utiliza o Facebook diariamente, certifique-se de ocultar ou deixar de seguir os posts indesejados que aparecem no Feed para "treinar" o algoritmo. O processo é bastante simples: clique nos três pontos na publicação e selecione "Mostrar menos" ou "Ocultar publicação".

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram não oferece uma maneira direta de redefinir o algoritmo, mas pode ajustar certas configurações.

Por exemplo, se gosta do conteúdo de uma determinada pessoa, aceda à conta, toque no menu "A Seguir" e escolha a opção "Adicionar aos Favoritos". Assim, as publicações da conta terão mais visibilidade no seu perfil.

No entanto, se deseja parar as interações com uma determinada conta, basta escolher as opções "Silenciar" (posts e/ou stories), "Restringir" (que limita a interação sem um bloqueio completo) ou "Não seguir". Caso queira, é possível bloquear o perfil tocando nos três pontos, no canto superior direito, e selecionando "Bloquear".

X (Twitter)

Para redefinir o tipo de conteúdo que o X mostra no feed, a melhor opção é criar uma conta nova. Se isso for um pouco drástico para si, basta ajustar as preferências acedendo a "Configurações e privacidade > Privacidade e segurança > Conteúdo que você vê".

Nesta seção, desmarque os tópicos e interesses que a plataforma acredita que você gosta para "atualizar" o seu feed com outros conteúdos. Em "Privacidade e segurança", deslize para baixo até "Preferências de anúncios" e desmarque a opção "Anúncios personalizados".

LinkedIn

A rede social da Microsoft voltada para o mundo empresarial faz um bom trabalho apenas mostrando as pessoas que segue, mas ainda exibe alguns anúncios com base nos seus possíveis interesses.

Para desativar, aceda ao seu perfil e escolha "Configurações e privacidade > Dados de publicidade > Interesses e características". Feito isso, desmarque qualquer aquilo que não gosta ou simplesmente desative todas as opções.