Já danificou o seu iPhone ou iPad? O seu iPhone ou iPad avariou? Levou-os a uma loja oficial ou centro autorizado Apple para trocar ou reparar? Pretende comprar um dispositivo Apple em segunda mão? Independentemente do sucedido, é muito frequente a Apple substituir os aparelhos danificados por produtos recondicionados. Nesse sentido, como saber se um iPhone ou iPad é novo ou recondicionado?
Antes de mais nada, o leitor precisa de saber o que é um produto recondicionado. Basicamente é um equipamento defeituoso ou danificado que foi devolvido à fabricante, mas que foi reparado e preparado para ser colocado de novo à venda, naturalmente por um preço mais baixo. Se for recondicionado pela própria Apple, ele é submetido a um rigoroso processo que o torna igual a novo.
A Apple limpa cabalmente cada equipamento, troca qualquer componente interno como a bateria ou outro que esteja danificado. O revestimento externo e o ecrã também são substituídos por peças novas e originais. Os produtos recondicionados e certificados Apple têm o aspeto e funcionam exatamente da mesma forma que os novos, mas por razões legais a Apple não os pode vender como novos, daí eles serem mais baratos.
Como saber se o seu iPhone ou iPad é novo, recondicionado, personalizado ou de substituição?
Felizmente existe uma maneira muito fácil de saber se o seu iPhone ou iPad é novo, recondicionado, personalizado ou de substituição. Isto é particularmente útil se eventualmente comprar um equipamento em segunda mão. Dessa forma, saberá se o equipamento em segunda mão foi realmente comprado novo pelo anterior proprietário. Para tal, só necessita de aceder ao número de modelo que se encontra nas definições do dispositivo.
- Vá às Definições do seu iPhone ou iPad.
- Geral.
- Informações.
- Número de modelo.
Veja com atenção qual a letra que está no início do número de modelo, pois isso revelará a origem do iPhone ou iPad.
- Se o número do modelo começar com um M , ele foi comprado novo numa Apple Retail Store, Apple Store Online, operadora de telecomunicações, ou loja autorizada Apple.
- Se o número do modelo começar com um F , ele foi recondicionado pela Apple ou por uma operadora autorizada.
- Se o número do modelo começar com um P , ele foi vendido como um dispositivo personalizado onde foi feita uma gravação.
- Se o número do modelo começar com N , a Apple forneceu-o como um dispositivo de substituição para um iPhone com defeito.
Os dois números de modelo ilustrados nas imagens acima, são efetivamente de dois equipamentos comprados novos, a saber um iPhone e um iPad. Note que se o um equipamento não for recondicionado pela Apple ou uma operadora autorizada, o número de modelo poderá não refletir a realidade do equipamento. Muito poucas reparadoras não autorizadas possuem os mesmos elevados padrões de reparação que a Apple. Se possível, o melhor é evitar dispositivos recondicionadas de outras reparadoras não autorizadas, pois poderão não possuir os mesmos padrões rigorosos de reparação que a Apple tem.
Um outro método que pode ajudar a desmascarar alguém que estejam a tentar vender um iPhone ou outro equipamento Apple usado, afirmando que ele é novo, é acedendo a esta página de suporte Apple. Ao introduzir o número de série do equipamento na página, o utilizador saberá se o suporte técnico por telefone, a cobertura de reparações e assistência, está expirada ou não.
Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.