Uma das funcionalidades anunciadas com o lançamento do iOS/iPadOS 14, e macOS Big Sur, foi a opção de traduzir páginas web nativamente usando o Safari do iPhone, iPad e Mac.
Embora essa funcionalidade já não seja propriamente uma novidade, a verdade é que em Portugal esse recurso não chegou logo aquando do lançamento oficial do iOS e iPadOS 14. No entanto é possível contornar essa limitação, ainda que esse recurso só esteja disponível para os EUA e Canadá. Sendo uma funcionalidade que já está disponível nativamente há muito tempo no navegador Google Chrome, esta “novidade” acaba por agradar a muitos utilizadores, que só teriam o Chrome instalado nos seus iDevices para terem a opção de traduzir páginas web inteiras disponível nos seus equipamentos Apple.
Agora com a opção integrada de traduzir páginas web de forma nativa no Safari, a necessidade de ter o Google Chrome instalado no seu iPhone ou iPad acaba por não fazer muito sentido. Assim sendo, saiba como pode traduzir uma página web inteira no seu iPhone e iPad.
Quando estiver com o Safari aberto numa determinada página, por exemplo em inglês, e pretende traduzi-la por completo é só seguir os seguintes passos:
- Toque na opção aA que se encontra no topo superior esquerdo do navegador.
- Toque em Traduzir para: Inglês, ou outro idioma suportado.
- Agora toque em Ativar Tradução. Apenas é requerido pela primeira vez.
- Para desativar a tradução é só tocar novamente na opção aA (ícone Traduzir) e escolher Ver Original.
Dessa forma já poderá traduzir nativamente no Safari do seu iPhone e iPad. Para o Mac o processo é semelhante, bastando tocar no ícone de traduzir que se encontra no topo superior direito e escolher o idioma disponível desejado.
Tenha em conta que é uma versão que ainda está em fase beta, logo poderá não funcionar da forma mais correta. Seja como for, já poderá testar a funcionalidade nativa de traduzir páginas web através do Safari no seu iPhone e iPad.
A opção “Traduzir” não está disponível no meu Safari, o que faço?
Conforme supracitado, a opção Traduzir apenas está disponível nos EUA e Canadá, mas é possível contornar essa limitação. Para tal é só seguir os passos seguintes:
- Vá às Definições do seu iPhone ou iPad.
- Geral.
- Idioma e região.
- Região.
- Escolha Estados Unidos.
Depois de definir os Estados Unidos como região, a opção de traduzir páginas web ficará disponível no Safari. No meu caso em particular, depois voltei a definir a região para Portugal e a opção de traduzir manteve-se no iPhone no mesmo instante. No iPad fiz o mesmo procedimento mas a opção ficou indisponível no momento em que voltei a alterar a região para Portugal. Mas posteriormente também voltou a ficar disponível, mesmo com a região de Portugal definida. Cabe ao leitor testar e ver se funciona da mesma forma para si como funcionou para mim.
E você, o que acha da opção integrada de traduzir nativamente as páginas web através do Safari no iPhone, iPad e Mac? Deixe a sua opinião nos comentários e continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.