Ken Kutaragi, antigo CEO da Sony e apelidado de "Pai da PlayStation", revelou ter na sua posse um protótipo muito raro, nunca lançado de uma "Nintendo PlayStation". Esta consola, nunca lançada, fazia parte de um projeto de colaboração entre a Sony e a Nintendo.

No final dos anos 80, a Sony colaborou com a Nintendo para criar um periférico adicional para a SNES (Super Famicom no Japão) que pudesse ler CD-ROM. A Nintendo queria ter uma consola que pudesse ler jogos em CD. O nome PlayStation já tinha sido decidido e o protótipo da consola foi apresentado na CES em maio de 1991.
Contudo, a Nintendo desistiu da ideia pouco antes e decidiu fazer parceria com a Philips. Dessa parceria surgiu eventualmente a consola completa Philips CD-I, que chegou a ter jogos oficiais do Super Mario e Zelda. No entanto, a consola foi um fracasso devido ao seu preço e comandos demasiado experimentais. Adicionalmente, os jogos também foram considerados caros para o mercado da altura.

Esta "traição" forçou a Sony a fazer algo com o protótipo de consola que já tinham. O resultado foi a PlayStation original, que como sabemos tornou-se uma das consolas mais bem sucedidas de sempre, dominando o mercado de consolas com CD. A Nintendo nunca foi capaz de lançar uma consola com CD tão bem sucedida como a PlayStation, apesar das tentativas (GameCube e WII).
Protótipo já tinha sido vendido em leilão
Em 2020, a única unidade deste protótipo que se acreditava existir foi vendido em leilão por 360 mil dólares. Contudo, a unidade Kutaragi existe e está em ainda melhor estado que a unidade previamente vendida em leilão. Esta é uma descoberta muito interessante para a história dos videojogos. Infelizmente, uma colaboração entre a Sony e a Nintendo nunca se realizou.