Deep Research do Gemini já está disponível em português

A Google anunciou que a funcionalidade "Deep Research" do Gemini já está disponível em português para os utilizadores do "Gemini Advanced" — juntamente com suporte para mais de 45 idiomas em mais de 100 países em todo o mundo.

O "Deep Research" utiliza a inteligência artificial da Google para explorar tópicos complexos e apresenta as informações num relatório abrangente, fácil de ler e que pode ser exportado para um documento do Google Docs.

O que o "Deep Research" pode fazer

Imagine que um estudante universitário está a preparar-se para a sua próxima apresentação sobre robótica. Ele quer estar a par das tendências em sensores para veículos autónomos e compreender como diferentes tecnologias se comparam, bem como o que ainda está por vir. Um projeto como este pode exigir horas de pesquisa e comparação em inúmeras fontes.

Sob a sua supervisão, o "Deep Research" pode assumir o trabalho mais pesado. Depois de inserir a pergunta, a ferramenta é capaz de criar um plano de investigação com vários passos, que o utilizador pode editar ou aprovar. Após a aprovação, a IA começa a analisar em detalhe informações relevantes de toda a internet.

Em poucos minutos, o Gemini refina continuamente a sua análise, navegando na internet de forma semelhante ao utilizador: pesquisando, encontrando informações relevantes e iniciando novas pesquisas com base no que aprendeu. Este processo é repetido várias vezes e, quando concluído, gera um relatório abrangente com as principais conclusões, que pode ser exportado para um documento do Google Docs.

O relatório é organizado de forma clara, incluindo links para as fontes originais, permitindo que o utilizador aceda a sites, empresas ou organizações relevantes que, de outra forma, poderiam não ter sido encontrados.

O "Deep Research" está a ser implementado globalmente no "Gemini Advanced" para web em desktop e dispositivos móveis, estando disponível na aplicação Gemini a partir do início de 2025. Para experimentar, ative a opção "Gemini 1.5 Pro com Deep Research" no menu suspenso do modelo e introduza a sua pergunta.

Gemini Flash 2.0

A Google anunciou também o Gemini 2.0, o seu modelo de IA mais recente. A partir de agora, todos os utilizadores do Gemini podem experimentar uma versão otimizada do "Gemini 2.0 Flash Experimental", que oferece um desempenho melhorado em vários benchmarks de velocidade.

Com este novo modelo, a IA da Google promete ser ainda mais útil. O "Gemini 2.0 Flash Experimental" pode ser acedido no menu suspenso do modelo Gemini em desktop e web mobile e estará, em breve, disponível na aplicação Gemini para telemóveis.