Elon Musk despede toda a equipa de gestão da rede Superchargers da Tesla. E agora?
No início do ano, a equipa responsável pela rede de Superchargers Tesla deparou-se com uma tarefa que desafiava o impossível.
Ex-colaboradores criticam duramente os novos objetivos definidos, classificando-os como surreais e incompatíveis com a trajetória de crescimento exponencial que a equipa vinha traçando. Mesmo com expectativas demasiado elevadas, os ex-membros afirmam "Cada vez que a fasquia era elevada, nós correspondíamos em conformidade"
Apesar dos lucros positivos no ano passado, Elon Musk despediu a equipa inteira da rede de Superchargers. A notícia caiu como uma bomba.
Segundo o que apurámos, a equipa já esperava uma ronda de layofs mas a eliminação total nem era sequer uma possibilidade.
"Criámos a melhor rede do mundo" e "Tínhamos tudo controlado. Não havia sinais de fragilidades" são algumas afirmações proferidas pelos ex-membros da equipa.
Infelizmente, o que consta nas afirmações não foi suficiente para salvar a equipa. Centenas de pessoas responsáveis pelo desenvolvimento, construção, expedição e manutenção da rede de Superchargers foram expulsas num ápice. Investidores e colaboradores expressam a sua preocupação com os clientes e com a própria Tesla.
A empresa está a passar por uma fase bastante complicada. No ano passado, as vendas e lucros apresentavam um declínio de cerca de 55%. O corte de preços diminuiu os lucros de forma substancial. Por conseguinte, Elon Musk teve que cortar em despesas. Ninguém esperava que o corte fosse tão brutal.
"Tudo teve um propósito. Tudo teve um objetivo." - fonte anónima
No passado dia 10 de Maio de 2024, Elon Musk destacou o futuro investimento de 500 Milhões de dólares na expansão e melhoria da rede de Superchargers. Contudo, sem uma equipa, paira um clima de incerteza no ar.
Segundo apurámos, o foco da Tesla está igualmente colocado na expansão da rede para sítios com maior demanda.
Supercharger é a melhor estação de carregamento. Porquê?
A conveniência, a velocidade de carregamento e o método de cobrança são os fatores que rotulam a rede Supercharger, como sendo a melhor do mercado.
A primeira estação Supercharger foi inaugurada na Califórnia, em Setembro de 2012 acompanhando os primeiros Tesla Model S. Os primeiros modelos forneciam 100kW, um número que competia com o standard de 62,5 kW, usado pelo Nissan Leaf.
Espalharam-se entretanto, pelas auto-estradas americanas. Com um ano de existência, as estações foram melhoradas a fim de atingirem os 120kW. Nos anos seguintes, a rede Supercharger espalhou-se pelo mundo, aglomerando 60.000 estações de carregamento em 4 continentes.
Hoje, as estações Supercharger suportam carregamentos até 250kW.
Estações Supercharger podem carregar outros veículos elétricos?
As estações Supercharger, mantiveram a sua exclusividade aos veículos Tesla durante cerca de uma década.
No final de 2022, a Tesla partilhou detalhes sobre o seu conector de carregamento NACS (North American Charging Standard) com as marcas concorrentes. Em 2023, a Ford anunciou a adoção do design do conector de carregamento NACS. Hoje, todas as marcas seguiram estas pegadas.
Eis as marcas compatíveis com o conector NACS:
-
- Acura
-
- Audi
-
- BMW
-
- Chrysler
-
- Dodge
-
- Ford
-
- Genesis
-
- GM
-
- Honda
-
- Hyundai
-
- Jaguar
-
- Jeep
-
- Kia
-
- Lexus
-
- Lucid
-
- Mazda
-
- Mercedes
-
- Mini
-
- Nissan
-
- Polestar
-
- Porsche
-
- Ram
-
- Rivian
-
- Scout Motors
-
- Subaru
-
- Toyota
-
- Volkswagen
-
- Volvo
O que reserva o futuro para a rede Supercharger?
O futuro mostra-se realmente incerto, após o despedimento da equipa responsável por este departamento.
Elon Musk, aponta que será desafiante e reforça que o foco será a expansão e melhoria das estações já existentes.