Com o nome mais simples e direto possível, hoje foi lançada a app Foto, cujo objetivo parece ser voltar às raízes do que era o Instagram ao início. A Foto não apresenta anúncios, não tem feeds cronólogicos e não funciona com algoritmos agressivos. O seu propósito é simplesmente partilhar fotografias, com um foco na qualidade das mesmas.
A Foto permite a utilizadores carregar fotografias com melhor qualidade que a maioriadas redes sociais, que comprimem e baixam a qualidade dos conteúdos carregados. A app esteve em modo beta nos últimos 18 meses, conseguindo arrecadar mais de 16 mil utilizadores. A app está disponível em ambas Apple App Store e Google Play Store.

Foto apresenta um feed "limpo" sem distrações
Ao utilizar a Foto, o conteúdo apresentado são apenas fotografias das pessoas seguidas, na ordem em que foram publicadas. Não existem sugestões de fotos de outras pessoas ou anúncios. Até mesmos o número de likes e seguidores está escondido, mantendo o foco no conteúdo, não em "fama".
A app permite partilhar fotografias, identificar pessoas e pesquisar por fotografias. No entanto não existe o formato de "Stories" nem mesmo vídeos, a Foto só oferece fotografias, apenas conteúdo estático. Os perfis tem um visual estilo portfólio, emprestando um aspeto de fotografia profissional à app.
No entanto, a Foto afirma ser para todos os utilizadores cujo propósito é simplesmente partilhar fotografias, desde cenários profissionais a situações do dia a dia, como é comum nas redes sociais.
Foto tem opções pagas
A app é de utilização gratuita, contudo, existem 3 categorias pagas, através de subscrições mensais ou um pagamento único. A primeira subscrição é de 5 dólares por mês, a segunda de 50 dólares por ano (4,16$ por mês) ou um pagamento único de 500 dólares para uma subscrição vitalícia.
A Foto ainda não especificou o que vai oferecer conforme cada subscrição. No site, podemos encontrar informações como "acesso a funcionalidades profissionais, acesso antecipado a atualizações e um crachá de reconhecimento".