Nesta segunda-feira (26), um abalo sísmico, sentido com intensidade em Lisboa, capital portuguesa, destacou uma das funcionalidades da Google presente nos dispositivos Android: o "Sistema de Alerta de Sismo", recurso que abrange desde a série Pixel 9 a aparelhos mais antigos.
Segundo informações da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), o sismo registado em Portugal atingiu 5,3 na Escala deRichter. Por conta do ocorrido, diversos utilizadores de telemóveis Android receberam o alerta enviado através da ferramenta, que tem como objetivo fornecer um aviso antecipado.
A Google menciona que o recurso "é um serviço gratuito que detecta sismos em todo o mundo e pode alertar os utilizadores Android antes do início do tremor". A ferramenta é ativada quando um sismo com magnitude superior a 4,5 é detectado, como no tremor registado hoje, que atingiu as condições necessárias para o envio do alerta.
Além de servir como um aviso inicial, a funcionalidade também oferece orientações sobre como agir em situações mais críticas, recomendando o uso de calçados e a verificação de fugas de gás, além de sugerir que o utilizador evite edifícios danificados.