O novo processador A20 Pro da Apple, que irá alimentar os futuros iPhone 18 Pro, tem um lançamento esperado para 2026. Este processador é baseado num processo de 2 nanómetros, que o tornará no CPU mais caro até agora. Isto significa que a família iPhone 18 poderá ter um preço base acima da média, nos modelos Pro.
Para contexto, a Apple "estreou" os processadores A18 Pro com os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max. Em 2025, a gama iPhone 17 Pro será alimentada pelo A19 Pro, seguindo a lógica. Contudo, o A20 Pro representa uma melhora significativa na tecnologia de redução de tamanho, daí a especulação de aumento de preço.
Processador A20 Pro será 70% mais caro que os atuais
De acordo com a fabricante TSMC, cada unidade do processador A20 Pro vai custar 85 dólares à Apple. Em comparação, os processadores atuais tem o custo de 50 dólares. A Apple irá garantidamente colocar um preço mais "salgado" nos modelos iPhone 18 Pro e 18 Pro Max (caso exista ainda a nomenclatura).
A produção em massa destes processadores com o processo de 2nm irá arrancar em massa em 2025. Além da Apple, a Nvidia será a única outra empresa a produzir esta categoria de processadores.
Ainda assim, é importante salientar que estes novos chips virão apenas para os modelos Pro da família iPhone 18. É provável que a Apple continue a utilizar os processadores de 3nm para os modelos base.
Ainda temos a linha iPhone 17 para ansiar até 2025, portanto, as capacidades do processador A20 Pro ainda são desconhecidas. No entanto, os rumores indicam que, para os iPhone 18, a Apple vai finalmente apostar em sensores de câmara e Face ID por baixo do ecrã, aberturas de lente variadas e um novo ecrã LTPO+, para substituir os atuais LTPO.