Gemini AI terá acesso ao histórico de pesquisa dos utilizadores

Por António Guimarães 2 min de leitura
Gemini AI terá acesso ao histórico de pesquisa dos utilizadores

A Google apresentou hoje várias atualizações para o seu assistente de Inteligência Artificial o Gemini AI. A novidade mais notável é certamente o "Gemini personalizado", promovendo uma integração mais profunda com os serviços e apps já existentes da Google.

Neste caso, uma das integrações será com o Google Search, o motor de pesquisa. Esta funcionalidade irá permitir ao Gemini AI personalizar as suas respostas de acordo com o histórico de pesquisa dos utilizadores. Contudo, isso acontece apenas se o utilizador der o seu consentimento.

Por exemplo, se o um utilizador pedir ao Gemini por recomendações de restaurantes, a IA irá oferecer sugestões de acordo com as pesquisas relacionadas com comida do utilizador. A mesma coisa com recomendações de viagens e muitas mais categorias. O feedback da Google de testes preliminares tem sido positivo, no entanto, levanta-se sempre a questão da privacidade.

Gemini personalization search
Exemplos de respostas do Gemini AI com base na pesquisa dos utilizadores.

Qualquer situação em que os utilizadores forneçam acesso a dados, levanta preocupações sobre privacidade. No entanto, a Google afirma, como sempre, que os utilizadores estão sempre em controlo dos dados e podem desativar a funcionalidade a qualquer altura. O Gemini irá também pedir permissão para aceder ao histórico de pesquisa ou outras apps.

Além disso, a Google garante que o Gemini só irá recorrer ao histórico de pesquisa quando estritamente necessário. Esta funcionalidade é suportada pelo modelo de Inteligência Artificial Gemini 2.0 Flash Thinking Model.

Quando estará disponível?

É importante salientar que esta é uma funcionalidade experimental e poderá ter erros. Utilizadores de Gemini ou Gemini Advanced poderão usufruir da mesma, ativando-a nas opções. De acordo com a Google, esta funcionalidade está a ser lançada gradualmente e deverá estar disponível para a maioria dos utilizadores. A nova funcionalidade do Gemini AI estará disponível em mais de 40 línguas e será lançada na maioria dos países.