Gemini chega ao Google Maps, Earth e Waze com diversas novidades

A Google introduziu novas capacidades de inteligência artificial generativa nas plataformas Google Maps e Google Earth, além da aplicação de navegação Waze. Agora, o Gemini pode ser utilizado para ajudar os utilizadores em várias tarefas.

A IA da Google pode sugerir locais com base na pergunta do utilizador, exibir avisos de sinais de trânsito no mapa e mostrar novos locais em mais de 150 cidades através da funcionalidade "Visualização Imersiva", entre outros destaques. A seguir, pode conferir todas as novidades.

Google Maps

Gemini integrado

Com o Gemini, agora é possível fazer perguntas no Google Maps. Imagine que um amigo o vem visitar e necessita de planear uma atividade. Basta pedir ao Maps algo como "coisas para fazer com amigos à noite" para obter ideias com a curadoria da IA.

Além disso, é possível descobrir o que as pessoas apreciam num local ao ler as avaliações resumidas pelo Gemini — algo especialmente conveniente quando se tem pouco tempo. Se um lugar chamar a atenção e quiser saber mais sobre ele, basta fazer perguntas ao Maps para obter respostas relevantes.

Estas funcionalidades começam a ser disponibilizadas nos Estados Unidos a partir desta semana, na aplicação do Google Maps para Android e iOS.

A Google está a introduzir uma grande atualização para facilitar a sua viagem do início ao fim. Agora, é mais simples explorar a sua rota antes de sair de casa: basta digitar o destino e tocar em "adicionar paragens".

Em seguida, a plataforma exibirá os principais pontos de referência, atrações, locais cénicos e opções gastronómicas para o ajudar a planear a viagem perfeita.

Para evitar problemas ao conduzir em áreas desconhecidas, com várias faixas de rodagem, bifurcações e saídas, o Google Maps mostrará faixas, passadeiras e sinais de trânsito no mapa. A plataforma também indicará exatamente em que faixa precisa de estar antes de mudar de rota.

Outra novidade é a possibilidade de ver e relatar perturbações meteorológicas ao longo do percurso, incluindo estradas inundadas, com problemas ou de baixa visibilidade.

O Google Maps também passa a oferecer orientações de chegada ao destino. A plataforma mostrará os parques de estacionamento nas proximidades e lembrá-lo-á de guardar o local onde estacionou. Após estacionar, poderá obter rotas a pé do carro até ao local desejado — e até mesmo entrar no "Street View" ou na navegação a pé com apoio da realidade aumentada para se orientar rapidamente.

A capacidade de explorar ao longo da rota, ver e relatar perturbações meteorológicas e as orientações de chegada começam a ser disponibilizadas globalmente esta semana, no Android e iOS. A navegação melhorada, por outro lado, estará disponível no próximo mês em mais de 30 áreas metropolitanas.

Visualização Imersiva atualizada

Com a funcionalidade "Visualização Imersiva", pode ver com mais detalhes estádios, parques e estradas utilizando IA, graças a imagens geradas com visão computacional.

A partir desta semana, a ferramenta será expandida para 150 cidades em todo o mundo, incluindo locais como Bruxelas, Quioto, Frankfurt e Lisboa.

A "Visualização Imersiva" para rotas também está a receber novos detalhes. Agora, a funcionalidade mostra onde estacionar e destaca se encontrará elementos como uma curva complexa ao longo do percurso, para que possa estar preparado.

Esta atualização começa a ser disponibilizada esta semana no Android e iOS, sempre que a funcionalidade "Visualização Imersiva" para rotas estiver disponível.

Google Earth

Capacidades de IA generativa

A Google está a levar as capacidades do Gemini para o Google Earth. Agora, técnicos de planeamento urbano podem aceder a insights mais profundos a nível da cidade e reduzir significativamente o tempo gasto na análise de dados, de dias para minutos.

Imagine que um técnico de planeamento urbano pretende instalar novos carregadores de veículos elétricos na cidade. Tudo o que terá de fazer é perguntar: "Consegues mapear os cinco códigos postais com o menor número de carregadores de veículos elétricos em relação ao tamanho da sua área geográfica?".

Após enviar a pergunta, o Google Earth utilizará o Gemini para identificar os cinco códigos postais com o menor número de postos de carregamento de veículos elétricos e, em seguida, gerar uma visualização personalizada, facilitando e agilizando o trabalho do profissional.

As funcionalidades do Gemini no Google Earth começarão a ser testadas no próximo mês e devem ser disponibilizadas globalmente em breve.

Waze

Reporte incidentes mais facilmente

O Waze, de propriedade da Google, também recebeu novidades para manter os condutores atualizados sobre as suas viagens.

A plataforma já permite relatar uma série de incidentes, incluindo trânsito, buracos, obras e muito mais. Agora, a aplicação introduziu uma nova funcionalidade de "Relatório Conversacional" para tornar isso mais seguro e fácil.

Imagine que está a conduzir pela autoestrada e percebe uma lentidão repentina. Tudo o que precisa de fazer é tocar no botão de relatório e falar naturalmente, como se estivesse a conversar com alguém: "Parece que há carros parados à frente!", por exemplo.

Com a ajuda dos recursos do Gemini, o Waze entenderá o que está a dizer e adicionará rapidamente um relatório em tempo real ao mapa — sem a necessidade de usar um comando de voz específico ou tocar em vários botões.

Esta funcionalidade será lançada em versão beta para testers do Waze em todo o mundo esta semana, no Android e iOS, inicialmente apenas em inglês, com planos de expansão para mais utilizadores e idiomas nos próximos meses.

Zonas escolares

Para ajudar a manter os alunos, peões e condutores mais seguros perto dessas áreas movimentadas, o Waze facilitará a adição de zonas escolares pelos editores de mapas.

Isso significa que, ao conduzir perto de uma escola durante o horário de funcionamento e quando a aplicação tiver informações sobre essa zona escolar, o condutor receberá um alerta que o lembrará de ser extremamente cauteloso.

A funcionalidade "School Zones", como é chamada, será lançada globalmente no Android e iOS ainda este ano.