A série Pixel 9 disponibiliza diversos recursos de inteligência artificial, incluindo o "Gemini Live", que permite uma interação mais "humana" com a IA da Google, embora exija uma assinatura Advanced. Felizmente, essa novidade começou a ser disponibilizada a nível mundial para utilizadores Android.
No ecrã inicial da aplicação Gemini, agora é possível encontrar um novo botão chamado "Live", no canto inferior direito. Com 10 novas vozes que têm características diferentes, "Dipper" é “calma” com uma voz mais grave, enquanto Nova é “envolvente” com um tom médio, proporcionando uma experiência distinta conforme a escolha do utilizador.
Ao abrir o "Gemini Live", a interface exibe dois botões (“End” e “Hold”) na parte inferior para iniciar ou começar a conversa. A Google revela que os chats são guardados automaticamente, então vai poder retomá-los a qualquer momento. Além disso, há uma seção com transcrições das suas perguntas e respostas do Gemini.
O novo recurso também funciona em segundo plano, sendo possível utilizar outras aplicações e continuar a conversa com a IA da Google normalmente. A empresa equipara esta experiência a uma chamada telefónica. Na verdade, a proposta do "Gemini Live" é criar conversas informativas por voz mais precisas e naturais.
No futuro, o "Gemini Live" permitirá que aceda às "Extensões Gemini", como a "Utilities", capaz de controlar funções do dispositivo. A novidade está a ser lançada para utilizadores Android em todo o mundo, mas apenas em inglês e com assinatura Advanced. Outros idiomas e suporte para iOS serão adicionados nas próximas semanas.