Gemini Nano: todas as funcionalidades e smartphones que o suportam
Durante alguns anos, a Google posicionou os seus smartphones Pixel como a escolha certa para quem precisava de funcionalidades de inteligência artificial. No entanto, devido ao crescimento de ferramentas de IA, como o ChatGPT, a empresa viu outras marcas seguirem a mesma estratégia, como a série iPhone 16 da Apple, que oferece o Apple Intelligence.
Procurando consolidar a sua participação neste mercado tão competitivo, a Google começou a disponibilizar o Gemini Nano para mais dispositivos, incluindo aparelhos da Samsung e Xiaomi. Mas, afinal, o que este modelo de IA oferece e que smartphones o suportam? Aqui está tudo o que necessita de saber.
O que é o Gemini Nano?
O Gemini Nano é o menor modelo de IA do Google, projetado para funcionar diretamente em smartphones, como a série Pixel 9. Trata-se de um modelo de linguagem que se destaca em tarefas baseadas em texto, podendo sugerir respostas para conversas de chat, criar rascunhos de mensagens, entre outras funcionalidades.
Os lançamentos mais recentes do Gemini Nano são também multimodais, o que significa que ele pode entender imagens e áudio. No entanto, não é tão completo como um modelo de linguagem padrão, uma vez que não pode interagir diretamente com o Gemini Nano da mesma forma que faria com o ChatGPT, por exemplo.
A vantagem do Gemini Nano é que ele funciona diretamente no dispositivo, ou seja, não envia nenhum dado para os servidores da Google para processamento. Este modelo de IA funciona offline, eliminando a necessidade de uma ligação à internet. Isso garante tempos de resposta mais rápidos e maior privacidade, já que a maioria das plataformas de IA utiliza dados para treinar outros modelos.
O Gemini Nano é otimizado especificamente para o hardware de smartphones, mas ainda ocupa uma parte da memória, pois precisa de ser executado em segundo plano. É por isso que a série Pixel 9 vem equipada com até 16 GB de RAM, com uma parte considerável dedicada à IA. Chipsets modernos, como o Tensor G4 e o Snapdragon 8 Gen 3, também possuem unidades de processamento neural (NPUs) para executar estes modelos de forma eficiente.
Com o suporte ao Gemini Nano a expandir-se para além da série Pixel, o objetivo da Google é tornar as funcionalidades de IA uma parte essencial da experiência Android. No entanto, este modelo pode ser disponibilizado apenas em smartphones com especificações avançadas, devido aos requisitos relativamente elevados de processamento.
Recursos do Gemini Nano
A lista de funcionalidades do Gemini Nano pode variar dependendo do dispositivo, mas aqui está um resumo rápido das suas capacidades.
Resposta inteligente do Gboard
Embora os teclados de smartphones já suportem sugestões de palavras, a Google adicionou ao Gboard um suporte experimental do Gemini Nano para "respostas inteligentes" com "consciência de conversação".
Em termos simples, o teclado agora utiliza IA para sugerir respostas com base no texto das suas conversas. Esta funcionalidade funciona em aplicações como WhatsApp, Line e KakaoTalk, mas, por enquanto, está limitada ao inglês dos Estados Unidos.
Resumos no gravador
A aplicação "Pixel Recorder" utiliza o Gemini Nano para gerar resumos de gravações de áudio por meio de IA. Na série Pixel 8, o modelo era capaz de resumir cerca de quinze minutos de gravação, mas na série Pixel 9, esse suporte foi ampliado para gravações de mais de meia hora.
Magic Compose
O Magic Compose é uma funcionalidade da aplicação "Google Messages", que utiliza o Gemini Nano para gerar respostas sugeridas com base nas últimas 20 mensagens de uma conversa. Ele oferece diferentes estilos de escrita, como "Formal", "Animado", "Descontraído" e até "Shakespeariano", permitindo que ajuste o tom das respostas geradas pela IA conforme desejado.
Pixel Screenshots
Introduzido com a série Pixel 9, a aplicação "Pixel Screenshots" utiliza o Gemini Nano para extrair e identificar informações de capturas de ecrã anteriores. A ferramenta inclui uma barra de pesquisa, permitindo que solicite detalhes específicos, como uma receita guardada ou uma morada, sem a necessidade de percorrer uma longa lista de imagens.
TalkBack
O TalkBack, recurso de acessibilidade do Android, está a receber um "impulso" significativo graças às capacidades multimodais do Gemini Nano. Ele agora oferece descrições detalhadas e enriquecidas de imagens, permitindo que utilizadores cegos ou com baixa visão compreendam melhor o que está no ecrã.
Diferente do modelo anterior, que fornecia descrições simples, o Gemini Nano pode identificar detalhes específicos. Pense nele como um gerador de imagens de IA reversa, capaz de fornecer resultados mais precisos e úteis para os utilizadores.
Call Notes
O Call Notes é outra funcionalidade que estreou com a série Pixel 9. Esta ferramenta grava as suas chamadas telefónicas e, em seguida, utiliza o Gemini Nano para gerar um resumo da conversa.
No entanto, é necessário ativar manualmente o recurso para cada chamada que deseje gravar e resumir. A outra pessoa na chamada ouvirá uma mensagem audível que diz: "Google Call Notes está ativado. A chamada foi gravada".
Quais os smartphones que são compatíveis com o Gemini Nano?
O Gemini Nano estreou exclusivamente no Pixel 8 Pro, mas chegou lentamente a mais dispositivos. Aqui está uma lista de smartphones que suportam este modelo de IA do Google:
- Série Pixel 9, incluindo o Pixel 9 Pro Fold;
- Série Pixel 8;
- Pixel 8a;
- Série Galaxy S24;
- Galaxy S24 FE;
- Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6;
- Série Xiaomi 14T;
- Xiaomi MIX Flip;
- Motorola Edge 50 Ultra;
- Motorola Razr 50 Ultra.