Google Drive passa a permitir reprodução imediata de vídeos após carregamento

Google Drive vai permitir reprodução de vídeos instantânea logo após o carregamento na plataforma. Isto elimina os tempos de espera irritantes que os utilizadores tinham de tolerar assim que terminavam de carregar vídeos na plataforma. A atualização estará disponível para todos os utilizadores, individuais ou empresariais, a partir de 2 de janeiro de 2025.

Antes desta atualização, quando se carregava vídeos no Google Drive, os mesmos passavam por um processo de transcodificação, onde eram convertidos para um formato que pudesse ser lido pelo reprodutor de vídeo do Google Drive. Este processo podia demorar largos minutos, frustrando utilizadores que carregavam vários ficheiros.

Com esta atualização, os vídeos podem começar a ser reproduzidos assim que forem carregados no Google Drive. É importante salientar que os utilizadores precisam ainda de aguardar que os vídeos sejam processados antes de os poder partilhar.

Para utilizadores que estejam a carregar conteúdo em massa e precisem de selecionar rapidamente os ficheiros a editar ou a partilhar, é uma função extremamente útil e coloca o Google Drive à altura de outras plataformas de armazenamento na nuvem.

Google Drive tem vindo a melhorar funcionalidades na plataforma

Como qualquer plataforma na indústria, o Google Drive está em constante evolução, oferecendo funcionalidades além do básico armazenamento na nuvem. Esta atualização faz parte desse esforço.

Em Outubro, o Google Drive lançou uma atualização com um reprodutor de vídeo melhorado, onde fazia transcrições de áudio para texto automáticas e tempos de carregamento reduzidos. É esperado que, no futuro, a Google comece também a implementar funções alimentadas por Inteligência Artificial no seu serviço de armazenamento na nuvem.

O Google Drive é considerado o serviço de armazenamento na nuvem com melhor relação entre qualidade e preço. A plataforma oferece 15 GB de armazenamento gratuitos aos utilizadores, disponibilizando planos pagos que vão até aos 2 TB de armazenamento.