Google Fotos no Android vai permitir melhorar fotografias com "Ultra HDR"

A app Google Fotos já disponibiliza várias ferramentas para editar fotografias, com melhorias recentes com a ajuda do assistente Gemini e a Inteligência Artificial. Em 2023, quando apresentaram o Pixel 8, a Google apresentou a possibilidade de capturar imagens em Ultra HDR.

Contudo, o que se pode fazer em relação a fotografias tiradas antes disso? Pois bem, a app Google Fotos permite agora, no modo de edição, converter qualquer fotografia para Ultra HDR, mantendo o ficheiro em JPEG, adicionando mais informação na mesma fotografia, de modo a melhorar a sua qualidade.

Standard Dynamic Range vs High Dynamic Range

Desta forma, utilizadores poderão voltar e visitar qualquer fotografia da sua galeria na app Google Fotos, abrir o modo edição e selecionar o efeito Ultra HDR, que é ajustável. Quanto mais forte o efeito, mais vivas as cores serão e melhor será o contraste. Convém salientar que, dependendo da fotografia, aumentar o efeito pode reduzir a qualidade da imagem original.

A opção Ultra HDR está disponível na opção "ajustar" no editor do Google Fotos. A versão da app é a 7.24.0.747539053. Contudo, ainda não está disponível para todos os utilizadores, sendo uma atualização gradual. Esta função parece estar apenas disponível para o Google Fotos no Android, sendo que utilizadores de iPhone não terão acesso.

O que é o Ultra HDR?

Muito resumidamente, o Ultra High Dynamic Range (Alta Faixa Dinâmica em português) é um padrão de fotografia que coloca dados HDR numa imagem em JPEG, armazenando mais informações sobre a intensidade da luz. Este formato resulta em cores mais vivas, um contraste mais notório e melhorias nas sombras. Uma grande vantagem do Ultra HDR é que ele "injeta" todos esses dados numa imagem JPEG, sendo que a mesma pode ser visualizada em ecrãs que suportam ou não suportam HDR.