O Google Fotos acaba de receber mais funções à base de Inteligência Artificial, com duas novas ferramentas. A primeira permite transformar fotografias estáticas em pequenos vídeos animados, com cerca de seis segundos, aplicando movimentos subtis de forma automática.

A segunda, chamada Remix, oferece estilos visuais como anime, banda desenhada, esboço ou 3D para reinterpretar uma imagem com um novo toque artístico. Estas funcionalidades estão reunidas num novo separador dentro da aplicação, chamado Criar. Aí, os utilizadores vão poder aceder tanto a ferramentas já existentes, como colagens e vídeos de destaques, como a estas novas opções potenciadas por IA.
A Google afirma que pretende facilitar a criação de conteúdos visuais apelativos mesmo para quem não tem experiência com edição ou design.
Google utiliza os seus modelos de IA mais recentes para os efeitos
A tecnologia por detrás dos vídeos gerados a partir de fotos usa uma versão simplificada do modelo Veo da Google DeepMind. Com um toque, o utilizador escolhe entre várias sugestões de movimento e recebe uma animação rápida da imagem original. Já no caso do Remix, a IA aplica o estilo artístico escolhido sobre a fotografia de forma quase instantânea.
A empresa avisa que as novas ferramentas ainda estão em fase experimental, e os resultados podem variar. Os utilizadores são incentivados a dar feedback diretamente na aplicação, para que os modelos possam melhorar com o tempo. Todas as imagens e vídeos gerados incluem marcas digitais invisíveis para identificar que foram criados com recurso a IA, além de uma marca visual em vídeos.
Estas novidades começam a ser disponibilizadas hoje nos Estados Unidos, para Android e iOS, e vão chegar a outros países nas próximas semanas. É mais um passo da Google para tornar a Inteligência Artificial cada vez mais presentes em todas as suas aplicações e, por consequência, no sistema operativo Android.