Em 2024, a Google lançou uma aplicação dedicada para iOS da Gemini, a sua plataforma de Inteligência Artificial. Contudo, o assistente de IA manteve-se ativo na app da Google, com um complemento de pesquisa. Isso vai mudar porque a Google decidiu retirar a Gemini da app da Google.
Assim sendo, para utilizadores de iOS, a única forma de utilizar a Gemini é através da app dedicada. Esta mudança parece afetar apenas os utilizadores do iOS, sendo que utilizadores do Android provavelmente poderão continuar a aceder à Gemini pela app da Google.
"Estamos a fazer algumas mudanças para melhorar a experiência da Gemini, para os utilizadores de iOS. A Gemini está disponível na sua app dedicada e é a melhor opção para utilizar a plataforma." Este foi um excerto do email enviado pela Google aos utilizadores de iOS com conta na Gemini, a notificar das mudanças.
App Gemini tem funcionalidades que não estão acessíveis na app Google
Nos últimos meses, a Google tem adicionado algumas funcionalidades exclusivas à app da Gemini, como por exemplo, o Gemini Live. Esta é uma função que permite aos utilizadores ter uma "conversa natural" com a Gemini, possibilitando responder a perguntas, ajudas com tarefas, planear viagens e muito mais. O Gemini Live não está disponível na app da Google.
Adicionalmente, o Gemini Live começou por ser uma função paga através da subscrição Gemini Advanced. Contudo, em setembro de 2024, a funcionalidade passou a ser gratuita para utilizadores Android. O Gemini Live também está agora disponível para utilizadores do iOS, embora seja uma versão incompleta.
Sendo assim, o plano é começar a expandir a oferta da app Gemini para iOS. Neste momento, é possível interagir com a Gemini por texto, voz, imagens ou mesmo pela câmara do dispositivo Apple. Além disso, existe integração com outras apps da Google como Gmail, Google Maps, YouTube e outras.