A Google anunciou uma nova ferramenta de mapeamento de incêndios florestais que já está disponível em Portugal e em mais 14 países. Esta inovação utiliza Inteligência Artificial para fornecer uma monitorização detalhada dos incêndios através do Google Search e Google Maps.
A nova funcionalidade não só disponibiliza alertas em tempo real, como também oferece recursos úteis para ajudar as pessoas a manterem-se seguras durante um incêndio.
A monitorização é conduzida a partir de várias bases de dados, incluindo imagens de satélite e análises comparativas de incêndios anteriores. Além disso, outros modelos de IA ajudam a verificar a existência de novos incêndios, permitindo uma mais precisa delineação dos seus limites.
O aumento das temperaturas e a frequência dos incêndios florestais na Europa e em África impulsionaram a expansão desta ferramenta para os seguintes países: Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Quénia, Mónaco, Montenegro, Portugal, Ruanda, Eslovénia, Espanha e Turquia.
Esta novidade é particularmente relevante neste verão, marcado por temperaturas recorde. Saiba mais através do blog oficial da Google.