O Google Pixel Watch 3 é a aposta mais recente da Google no mercado dos smartwatches. Este relógio foi lançado juntamente com a FitBit, que foi adquirida pela Google em 2021. Desta forma, o Pixel Watch 3 foca-se não só nas utilizações típicas de um smartwatch mas também no fitness e saúde.
Primeiras impressões
Ao abrirmos a caixa temos o relógio em si, sendo que a nossa unidade de testes foi a de 45mm. Temos também a bracelete e o cabo de carregamento, sem adaptador de tomada incluído. O emparelhamento com o equipamento Android utilizado (Google Pixel 8A) foi rápido, surgindo o pop-up no ecrã do telemóvel assim que ligados ambos os dispositivos. Ficámos admirados com a robustez e peso do relógio.
Contudo, o encaixe da bracelete é um pouco peculiar. Demorámos algumas tentativas até conseguir encaixar de forma correta no relógio, pois não é um encaixa magnético, mas de deslize. Adicionalmente, o carregador tem pins e não imãs, o que faz com que tenha que ter um posicionamento perfeito para ser carregado.
Design e qualidade de construção
O ecrã do Pixel Watch 3 é excelente, composto por um painel AMOLED LTPO com uma taxa de atualização até 60Hz e proteção Corning Gorilla Glass 5. A visibilidade do ecrã é excelente, mesmo no exterior com sol a incidir diretamente no painel. Embora o ecrã tenha uma ligeira curvatura, não nos pareceu passível de ficar risco com muita facilidade.
No corpo do relógio temos também o botão giratório, para navegar entre apps e um botão físico ligeiramente acima, com a função de aceder às apps recentes, de resto, o ecrã é tátil. O corpo do relógio é em alumínio, o que empresta à robustez do Pixel Watch e confere-lhe um ar premium. A bracelete é em borracha.
Fitness e Saúde e Apps
Além das funções normais de um smartwatch normal (notificações e chamadas), quisemos perceber se o Pixel Watch 3 faz justiça ao nome da FitBit, que acompanha este equipamento. Alimentado pelo Wear OS 5.0, é possível instalar várias apps disponíveis na Google Play Store embutida no relógio.
Utilizadores poderão instalar o Spotify, Google Maps ou associar a Google Wallet, para pagamentos por NFC. No caso do Google Maps, é útil para monitorizar caminhos em exercícios. Temos também uma panóplia de mostradores à escolha, o que ajuda a destacar o Pixel Watch 3 no que toca a personalização.
Nos sensores é onde o Pixel Watch brilham sem dúvida. Apesar de não dever ser considerado um dispositivo médico, o Pixel Watch é consistente e oferece resultados bastante satisfatórios no que toca a monitorização dos batimentos cardiácos, oxigénio no sangue ou controlo do sono. No sono, o relógio mede o sono leve, profundo ou REM, bem como variação de frequência cardiáca e estimativa de oxigénio.
Dentro da app Fitbit, é possível receber todos estes dados diariamente, obtendo relatórios semanais que podem ser enviados para o teu email. O relógio deteta padrões de atividade e sugere objetivos de exercício, caso não tomes essa iniciativa.
O Pixel Watch 3 também é excelente a detetar exercícios. Por exemplo, durante nossos testes, detetou quando iniciámos corrida ou exercícios mais específicos como bicicleta elíptica. Adicionalmente, também deteta oscilações no terreno, bem como cadência e tamanho dos passos.
Autonomia e desempenho
A autonomia vai sempre depender da utilização de cada um e do sensores ativos. Se tivermos todos os sensores ativos e modo de ecrã sempre ligado, o Pixel Watch 3 vai provavelmente precisar de carregamento todos os dias. Contudo, com alguma personalização nos sensores e o modo de ecrã sempre ligado desativo, é possível tirar um pouco mais que 24 horas utilização do Pixel Watch 3. É importante salientar que a nossa unidade de 45mm possui uma bateria maior que a de 41mm.
O carregamento em si é bastante rápido, totalizando cerca de uma hora uma carga completa. No entanto, é possível carregar até aos 50% em cerca de 20 minutos de carregamento. Em relação ao desempenho, o Pixel Watch 3 vem com o Snapdragon W5 Gen 1 e 2 GB de RAM, o que lhe confere rapidez na utilização, sem atrasos.
Opinião final
Para utilizadores Android que queiram o melhor do Wear OS sem outras fabricantes associadas, o Google Pixel Watch 3 é uma escolha sólida. Este equipamento oferece boa qualidade de construção, robustez e sensores bastantes funcionais para as métricas de saúde e exercício.
Peca apenas pela pouca praticidade do encaixe de braceletes e o carregador com pins, a autonomia no tamanho de 41mm. Ainda assim, para utilizadores que querem monitorizar dados de saúde e exercício com eficácia num design moderno e funcional, o Pixel Watch 3 é o companheiro ideal.
O seu valor ronda atualmente os 399 euros, dependendo do vendedor.
Obrigado à Google pela cedência dos equipamentos.