Google quer levar a Inteligência Artificial às televisões
Como seria de esperar, a Google esteve presente na CES 2025, a maior feira de tecnologia de consumo, onde várias marcas apresentam os seus produtos para o ano corrente, ou o futuro. No caso da Google, a mesma apresentou um vislumbre de melhorias de software e hardware para televisões que suportem Google TV.
Uma delas será a integração da Gemini AI, o assistente de Inteligência Artificial da Google. Além disso, novas Smart TVs que suportem o software da Google serão equipadas com sensores de proximidade e microfones para suportar as novas funcionalidades.
Normalmente, um utilizador diria "Hey Google" para chamar o assistente e pedir conteúdo para ver. Com a adição da Gemini, a intenção é que as conversas sejam mais naturais e que a ferramenta consiga responder mais intuitivamente aos pedidos do utilizador.
Por exemplo, se o utilizador perguntar "quais são os filmes de ação mais recentes?", o Gemini AI deverá conseguir mostrar os conteúdos pedidos. Além disso, o Gemini deverá lembrar-se das perguntas anteriores e responder conforme o contexto e as perguntas que o utilizador faz.
Gemini AI irá expandir-se para várias utilizações em casa
Adicionalmente, o Gemini AI irá expandir-se para outros objectos "Smart Home", como as campainhas inteligentes. Por exemplo, o utilizador poderá perguntar "quem está à porta?", para que lhe seja mostrado a câmara na porta diretamente na televisão.
Temos também uma experiência nova no YouTube, onde os vídeos podem ser usados para responder a perguntas. Por exemplo, se o utilizador perguntar "quais são os melhores locais para comer pizza em Chicago?", a televisão irá providenciar uma lista de vídeos para ver.
Adicionalmente, a Google está a trabalhar em sensores de proximidade para mostrar um menu de widgets com informações relativas à meteorologia, tráfego e notícias. Será ainda possível configurar screensavers gerados por IA, enquanto a TV não é utilizada.