Google TV Streamer (4K) é lançado com chipset mais rápido e 32 GB de armazenamento
Após adotar um formato de dongle por mais de 11 anos, o próximo dispositivo de streaming da Google está a seguir um caminho diferente. O novo Google TV Streamer (4K) é um set-top box que chega com diversos recursos e melhorias quando comparado ao Chromecast 4K de 2020.
Segundo a empresa, o dispositivo tem um processador 22% mais rápido, garantindo um desempenho superior em diversas tarefas. Outras melhorias notáveis estão na duplicação da RAM, saltando para 4 GB, e a quadruplicação do armazenamento interno, que agora é de 32 GB.
A Google também eliminou a necessidade de um adaptador Ethernet para usar LAN com fio, já que agora existe uma porta no próprio dispositivo, que suporta ligação gigabit. O dispositivo oferece ainda uma porta USB-C para energia e transferência de dados.
A porta HDMI 2.1 suporta saída 4K HDR a 60 fps com HDR10+, Dolby Vision e HLG. Ao nível do áudio, o Google TV Streamer (4K) é compatível com os padrões Dolby mais conhecidos, incluindo Atmos.
O controlo remoto foi ligeiramente redesenhado e agora suporta a função "encontre o meu controlo remoto", que permite pressionar um botão na parte de trás do dispositivo para acionar um alarme e localizar o controlo. O recurso também pode ser ativado por meio de um comando de voz, mas necessita de um smartphone Pixel ou de uma coluna inteligente compatível com o Google Assistente.
A conectividade sem fios não sofreu muitas alterações: Wi-Fi 5 (ac) a 2,4 GHz e 5 GHz, além do Bluetooth 5.1. A mudança mais notável é a adição do padrão Matter, que transforma o Google TV Streamer (4K) num hub do Google Home.
A gigante das pesquisas também integrou a sua IA Gemini no dispositivo. A inteligência artificial é utilizada para recomendação de conteúdos, que funciona em todas as assinaturas (YouTube, Netflix, Disney+, Apple TV+, etc.). Ela também escreve resumos e análises de filmes e séries.
O Google TV Streamer (4K) está em pré-venda (para já apenas nos Estados Unidos) por 100 dólares. Curiosamente, esta será uma pré-venda bastante longa, já que o dispositivo só será enviado aos compradores a partir de 24 de setembro.