HarmonyOS da Huawei oficializa acesso a apps Android

Por António Guimarães 1 min de leitura
HarmonyOS da Huawei oficializa acesso a apps Android

Há vários anos que a Huawei abandonou o Android, devido aos conflitos comerciais com os EUA. Desta foram, equipamentos da Huawei não contém Google Play Store nem nenhuma app associada à Google. Contudo, a fabricante chinesa nunca desistiu, adoptando o seu próprio sistema operativo, HarmonyOS.

Ainda assim, através de métodos não oficiais, sempre foi possível instalar aplicações do Android em equipamentos Huawei. Estes métodos incluem instalar aplicações de terceiros, que nem sempre são fidedignas. Além disso, através de atualizações, o acesso às apps muitas vezes era perdido, obrigando o utilizador a continuar à procura de alternativas.

Um utilizador no Reddit descobriu que, numa futura atualização, o HarmonyOS vai incluir um emulador de Android na AppGallery, a loja de aplicações da Huawei. Este emulador, intitulado "EasyAbroad", foi especificamente criado para quem tem equipamentos Huawei e precisa de aceder aos Google Mobile Services (GMS). Para utilizadores que trabalham fora da China, é um acesso extremamente útil.

Apps da Google estarão disponíveis no HarmonyOS

Com o emulador EasyAbroad, utilizadores podem instalar apps nativas do Android como Google Search, Golgle Maps, Chrome, Gmail e YouTube. Adicionalmente, podem instalar apps de terceiros como Instagram, Facebook, Disney Plus e Netflix. É importante salientar que o Netlix apenas disponibiliza conteúdos em SD, qualidade padrão.

O EasyAbroad já está disponível na versão beta mais recente do HarmonyOS. De acordo com o vídeo acima, as aplicações correm de forma bastante suave. Contudo, existem algumas pequenas desvantangens como não ser possível colocar um ícone dedicado da app no ecrã principal e erros de notificações (em apps como Instagram e Facebook).

Ainda assim, esta é uma óptima notícia para utilizadores do HarmonyOS que sentem a necessidade de utilizar as apps Android nativas. Desde 2019 que a Huawei está impedida de utilizar o sistema operativo Android e não parece que o panorama vá mudar tão cedo.