A HBO confirmou oficialmente o lançamento da nova série de Harry Potter, com estreia prevista para 2026. Esta adaptação marca o regresso de Harry, Ron e Hermione aos ecrãs, cerca de 15 anos após o último filme da saga, "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2".
O anúncio foi feito a 12 de abril de 2023, durante um evento da Warner Bros. Discovery. A série será baseada nos livros originais de J.K. Rowling, com cada temporada a cobrir um livro da saga. A série terá uma duração de aproximadamente dez anos, contando com um elenco completamente novo e mantendo-se fiel aos livros que inspiraram milhões de leitores e espectadores.
A nova série de Harry Potter, que será desenvolvida em colaboração com a produtora Brontë Film and TV, tem estreia prevista para 2026, com um total de sete temporadas, cada uma delas dedicada a um dos livros da saga.
Em setembro de 2024, começou oficialmente a procura por novos atores para interpretar os papéis principais, com casting aberto a crianças entre os 9 e os 11 anos, com a produção a comprometer-se a promover um elenco diverso e inclusivo, incentivando atores de todas as origens e identidades a participarem no processo de seleção.
Embora tenha sido alvo de controvérsia, nos últimos anos, devido ao discurso de ódio para com a comunidade trans, J.K. Rowling, terá o papel de produtora executiva da série, mantendo o controlo criativo sobre o universo de Harry Potter. No entanto, muitos membros do elenco original, como Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, distanciaram-se das suas opiniões.
Esta adaptação televisiva pretende fazer o uso do seu formato de modo a explorar o universo mágico mais profunda e detalhadamente, oferecendo uma nova oportunidade para os fãs revisitarem a história e descobrirem novos elementos do universo de Harry Potter, não presentes nos filmes originais.