"Horizon Zero Dawn" já não irá ser série mas sim um filme!

Na última década, o universo do entretenimento tem assistido a uma aproximação cada vez mais íntima entre o mundo dos videojogos e o das produções cinematográficas e televisivas. Esta simbiose, em tempos vista com desconfiança, tornou-se uma aposta estratégica das maiores editoras e estúdios, galvanizada por êxitos de bilheteira como Super Mario Bros. e, sobretudo, pela aclamação crítica e popular de The Last of Us, série da HBO que redefiniu o potencial das adaptações interativas. Mais recentemente, Um Filme Minecraft veio confirmar esta tendência em crescendo.

Contudo, como bem salienta Asad Qizilbash, diretor da PlayStation Productions, este processo de transposição está longe de ser linear. A sua natureza é, antes de mais, fluida, moldando-se aos desafios criativos que emergem ao longo do caminho. Um exemplo paradigmático é Horizon, franquia inicialmente anunciada como série da Netflix, sob a liderança de Steve Blackman (Umbrella Academy), e que entretanto se transformou num projeto cinematográfico.

Em entrevista à Variety, Qizilbash revelou os bastidores desta metamorfose, explicando que a série, tal como concebida, não estava a evoluir de forma satisfatória no plano criativo, motivo pelo qual a Sony decidiu reimaginar o projeto como longa-metragem. Esta decisão surge no seio de uma lógica estratégica: identificar franquias que, tendo conquistado público e reconhecimento no meio dos videojogos, apresentam potencial para crescer noutros formatos narrativos.

"Estamos constantemente atentos aos sinais: prémios, nomeações, entusiasmo da comunidade", afirmou Qizilbash. "Mas, mais do que isso, é o poder da história que dita o rumo. Quando sentimos que há uma narrativa com profundidade e um criador apaixonado por transportá-la para outro meio, avançamos."

Também Todd Howard, diretor da Bethesda Game Studios, corrobora esta visão. Sobre Fallout, cuja adaptação estreia brevemente como série, revelou que a ideia original era desenvolver um filme. No entanto, a vastidão e riqueza do universo narrativo exigiam algo mais expansivo. “Não queríamos apenas adaptar. Queríamos explorar novas histórias dentro daquele mundo”, disse.

Enquanto a data de estreia do filme de Horizon permanece envolta em mistério, a Sony prossegue com outros projetos ambiciosos: um anime de Ghost of Tsushima, um filme de Helldivers 2 e uma série baseada em God of War. Já a segunda temporada de The Last of Us tem estreia marcada para o dia 13 de abril, na plataforma HBO Max.

Este movimento revela um novo paradigma, onde a fronteira entre videojogo e cinema se dilui, não por mera conveniência comercial, mas por uma busca genuína de contar — e recontar — grandes histórias.