A IBM e a Scuderia Ferrari HP anunciaram uma nova aplicação concebida para aproximar, como nunca antes, os cerca de 400 milhões de Tifosi — o entusiástico grupo global de fãs — dos carros, pilotos e corridas que tanto os apaixonam.
Agora disponível em inglês e, pela primeira vez, em italiano, a aplicação conta com um novo "Race Center" totalmente redesenhado e funcionalidades de "Racing Insights", desenvolvidas com o IBM Watsonx, para proporcionar uma experiência mais imersiva.
Estas funcionalidades, potenciadas por inteligência artificial, têm como objetivo aproximar ainda mais os fãs de toda a acção da Scuderia Ferrari HP durante os fins de semana de Grande Prémio. Entre as novidades, destacam-se:
- Resumos de corrida gerados por IA: análises pós-corrida sobre o desempenho da Scuderia Ferrari HP, disponíveis poucas horas após o final da prova. Utilizando LLMs (modelos de linguagem de grande escala) do Watsonx, os complexos dados da corrida são convertidos em narrativas envolventes que incluem comentários dos pilotos e do director da equipa;
- Insights e visualizações de dados pós-corrida: gráficos e visualizações dinâmicas, geradas com tecnologia Watsonx, que permitem aos fãs explorar dados dos carros e pilotos após a corrida — incluindo telemetria, condições meteorológicas, estado da pista, resultados das sessões, estratégias de corrida e estado dos pneus;
- Perspectivas históricas de pilotos e equipas: análises que comparam momentos-chave das corridas de 2025 com provas anteriores da Scuderia Ferrari HP, tendo em conta o carro, piloto e circuito. Estes insights, gerados com LLMs do Watsonx, incluindo o IBM Granite, são integrados nos resumos de corrida por IA e em outros conteúdos exclusivos da Scuderia Ferrari HP.

A par do novo "Race Center", a IBM e a Scuderia Ferrari HP apresentaram também novas funcionalidades da aplicação, concebidas para oferecer aos fãs experiências personalizadas e interactivas, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao longo de todo o ano. Entre elas, destacam-se:
- Mensagens dos fãs: funcionalidade que permite aos adeptos enviar mensagens directamente à equipa Scuderia Ferrari HP, com a possibilidade de estas serem destacadas nas principais comunicações da equipa — incluindo publicações nas redes sociais, blogues e muito mais;
- Sondagens interactivas: questionários diários onde os fãs podem votar sobre diversos temas ligados à Scuderia Ferrari HP, como classificações, desempenho em pista, momentos históricos e os seus favoritos da equipa;
- Corridas icónicas: secção dedicada a resumos de algumas das vitórias mais memoráveis da Ferrari ao longo das décadas, permitindo reviver grandes momentos da escuderia.
A IBM e a Scuderia Ferrari HP anunciaram ainda que continuarão a lançar novas funcionalidades na aplicação ao longo de 2025, com o objectivo de tornar a época de corridas ainda mais emocionante para os fãs.
Disponibilidade
A aplicação redesenhada da Scuderia Ferrari já está disponível para dispositivos móveis na Apple Store e na Google Play Store.