No meio do caos do banimento do TikTok e o seu restabelecimento nos Estados Unidos, a Meta tem aproveitado para anunciar funcionalidades com o objetivo de cativar utilizadores do TikTok para o Instagram. A mais recente foi anunciada pelo diretor executivo Adam Mosseri, chamada Edits.
Esta é uma aplicação de captura e edição de vídeo que não será exclusiva do Instagram e que se destina a todos os criadores de conteúdo. Se uma app móvel para editar vídeos para redes sociais soa familiar, não é coincidência, pois já existe a popular aplicação CapCut.
CapCut é uma app de edição de vídeos que cresceu juntamente com o TikTok, oferecendo efeitos e filtros aos utilizadores, muitos desses tornaram-se virais e deram origem a muitas tendências visuais nas redes sociais. Contudo, a CapCut pertence à ByteDance, a empresa "mãe" do TikTok. Devido a isso, embora o TikTok pareça estar a salvo para já, graças a Trump, o mesmo não se pode dizer das restantes apps e jogos da ByteDance, incluindo a CapCut.
CapCut e outros softwares da ByteDance foram banidos nos EUA
Neste momento, a CapCut está banida nos Estados Unidos. Desta forma, o timing não podia ter sido mais perfeito para o lançamnento da app Edits. Claramente que esta app tem o intuito de recolher os utilizadores da CapCut, principalmente nos Estados Unidos.
A Edits estará disponível a partir de março para iOS e Android. Contudo, já é possível registar na Apple App Store e receber um lembrete quando a app estiver disponível.