Instagram quer cativar utilizadores do TikTok na sequência do banimento

Por António Guimarães 2 min de leitura
Instagram quer cativar utilizadores do TikTok na sequência do banimento

O Instagram anunciou uma nova funcionalidade para os Reels, apenas para os Estados Unidos, pelo menos para já. Esta função, de acordo com a Meta, irá facilitar a descoberta de novos conteúdos com que os amigos ou seguidores estão a interagir na plataforma.

Além disso, é encorajada a conversação entre utilizadores sobre o conteúdo dos Reels. Na imagem abaixo conseguimos ver uma amostra de como será essa função.

Do lado esquerdo, vamos uma visualização de reels normal. Do lado direito, conseguimos ver no topo superior esquerdo "With friends", ou seja, conteúdo interagido por amigos. Em baixo, temos ainda a opção de responder ao like do amigo, incentivando mais a interação por utilizadores.

Se esta função parece familiar, não é coincidência. O TikTok utiliza funções semelhantes para fomentar conversa e interação entre utilizadores. A função de republicar ou recomendar vídeos para seguidores e amigos é uma delas. Aliás uma das características que diferencia o TikTok das outras aplicações de vídeo é mesmo esse incentivo à interação: os duetos, as composições, onde é possível responder por vídeo a outros utilizadores.

Esta característica de responder por vídeo lembra os tempos quase esquecidos do YouTube pré-2010, onde era possível fazer respostas a vídeo, surgindo muitas interações de utilizadores disso. O sentido de comunidade que o TikTok oferece é muito semelhante.

Com o banimento do TikTok à espreita, o Instagram quer aproveitar-se da situação

A inclusão desta funcionalidade no Instagram inicialmente nos Estados Unidos, é claramente motivada pelo iminente banimento do TikTok nos EUA. A Meta espera, muito provavelmente, buscar utilizadores do TikTok assim que a app for banida.

Ainda assim, mesmo antes do banimento, em tom de protesto, está a haver um êxodo de criadores de conteúdo no TikTok para a RedNote, uma app também chinesa, mas com muito menos funcionalidades e sem possibilidade de monetização de conteúdo.

Supostamente, se o TikTok não for vendido a uma empresa americana até dia 19 de janeiro, será banido dos EUA, onde os cidadãos norte-americanos perderão acesso à aplicação e todo o conteúdo disponibilizado. Criadores de conteúdo com audiências dos EUA ficarão obviamente prejudicados.