Nos últimos anos, a Google tem vindo a trabalhar para tornar as aplicações Android menores. Como parte dessa mudança, o processo de instalação de APKs fora da Play Store pode vir a ganhar uma etapa adicional.
Na I/O de 2018, a empresa anunciou o "Android App Bundle" (AAB), que se tornou o formato padrão para as novas aplicações a partir de 2021. Com esse formato, os desenvolvedores criam as suas aplicações em pacotes, que contêm vários arquivos para diversos tamanhos de ecrã, idiomas, arquiteturas de CPU e versões do Android.
Na hora de instalar uma aplicação, em vez de descarregar os pacotes completos, a Play Store descarrega apenas as partes necessárias para que a app seja executada da melhor forma num dispositivo específico, poupando armazenamento. Todo o processo é feito automaticamente assim que o "AAB" é carregado.
Além de disponibilizar aplicações otimizadas aos dispositivos Android, a loja da Google também era capaz de criar APKs completos a partir de arquivos "AAB". Esses arquivos eram ideais para partilhar aplicações/atualizações com outros dispositivos, tanto localmente quanto por meio de serviços, como o APKMirror.
No entanto, segundo informações partilhadas por Artem Russakovskii, fundador do APKMirror, "a Google parou de gerar APKs completos para muitas aplicações de repente, e apenas pacotes estarão disponíveis de agora em diante".
Utilizadores que instalam aplicações exclusivamente pela Play Store não sentirão a mudança, mas os "Fat APKs", como são conhecidos, tem um papel importante quando é necessário extrair um aplicativo de um dispositivo para carregá-lo em serviços como o APKMirror. Assim, outras pessoas podem descarregar e instalar usando o "Package Installer" do próprio Android sem a necessidade de outra ferramenta.
Os pacotes, por outro lado, exigem ferramentas específicas, como os softwares "APKMirror Installer", "Split APKs Installer (SAI)" ou ADB para serem instalados corretamente. Na prática, isto significa que agora existe uma etapa extra na hora de instalar aplicações destes e de outros sites.