Os smartphones mais potentes da Apple foram lançados: o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max oferecem o melhor que a empresa tem para oferecer, incluindo um novo chip A18 Pro, câmaras atualizadas, design em titânio, o elogiado "Camera Control" e "um grande salto na duração da bateria", além de diversos recursos de inteligência artificial graças ao Apple Intelligence.
No que diz respeito à IA da empresa, ela não estará disponível de imediato. Em vez disso, o Apple Intelligence chegará como uma atualização de software gratuita no próximo mês, com o primeiro conjunto de recursos a ser disponibilizado na "maioria das regiões ao redor do mundo". Isso inclui ferramentas de escrita, gravação, transcrição e resumo de áudio, notificações resumidas e muito mais.
Além destes recursos, os utilizadores também poderão aproveitar o "Image Playground", que permite gerar imagens e emojis através de inteligência artificial. A Siri foi completamente redesenhada, podendo utilizar o seu contexto pessoal para fornecer sugestões personalizadas e obter respostas mais precisas. O ChatGPT também foi integrado ao sistema e deverá ser disponibilizado posteriormente.
Quanto ao hardware, o iPhone 16 Pro possui um ecrã de 6,3 polegadas, enquanto o iPhone 16 Pro Max oferece 6,9 polegadas, sendo o maior iPhone já fabricado pela Apple. A empresa afirma que a nova geração do Ceramic Shield proporciona "uma formulação avançada" que é considerada duas vezes mais resistente do que o vidro de qualquer outro smartphone, garantindo uma maior durabilidade.
A Apple promete até 20% mais desempenho nos modelos mais recentes em comparação com os antecessores. O chip A18 Pro é fabricado com um processo de 3 nanómetros e apresenta um novo Neural Engine de 16 núcleos. Há um aumento de 17% na largura de banda total da memória do sistema, o que beneficia a GPU, que é até 20% mais rápida do que a geração anterior.
Tal como nos iPhone 16 e 16 Plus, as versões Pro também incluem o "Camera Control", um botão capacitivo protegido por vidro de safira, projetado para parecer um botão real, que oferece um excelente feedback tátil característico da Apple.
O utilizador pode tocar para abrir a câmara e tocar novamente para tirar uma fotografia. Ao tocar e segurar, o dispositivo grava um vídeo e, ao deslizar o dedo, é possível controlar o zoom. O sistema também permite utilizar o controlo por toque para alternar entre outras configurações ou ajustar a profundidade de campo, exposição, entre outras opções.
Falando em câmaras, há um novo sensor principal de 48 MP quad-pixel, descrito como "mais rápido e eficiente", que suporta gravação de vídeo em 4K a 120 fps com Dolby Vision, uma novidade para um smartphone. A câmara ultrawide agora possui 48 MP, superando os 12 MP da geração anterior, enquanto o iPhone 16 Pro vem com um sensor telefoto de 12 MP com zoom óptico de 5x, uma melhoria em relação ao zoom de 3x do modelo anterior.
A Apple também promete zero atraso do obturador para imagens ProRAW e HEIF de 48 MP. Os novos iPhones também são capazes de capturar fotos espaciais e oferecem quatro novos microfones com "qualidade de estúdio".
Preço e disponibilidade
O iPhone 16 Pro e 16 Pro Max estarão disponíveis a partir de 20 de setembro, com as pré-encomendas a começar em 13/09/2024. Os preços iniciam-se em 1249€ para o iPhone 16 Pro e 1499€ para o iPhone 16 Pro Max.