Aparentemente, o vindouro iPhone SE 4 poderá sofrer uma mudança de nome, indicando um abandono da nomenclatura SE, por parte da Apple. Assim sendo, o novo nome seria iPhone 16E. A informação foi partilhada no X pelo habitual leaker Majin Bu, que se especializa em fugas de informação da Apple.
Based on what my source has reported, it seems that the new iPhone that Apple will unveil in 2025 will not be called iPhone SE4, but iPhone 16E. It should feature a design similar to the iPhone 14, with an OLED display and an action button. The available colors will be white and… pic.twitter.com/Vm8DCh1Xo0
— Majin Bu (@MajinBuOfficial) December 31, 2024
O leaker partilhou imagens de um suposto render de um acessório de capa traseira, onde vemos o recorte da câmara e os botões laterais. É esperado que o design seja inspirado no iPhone 14, que saiu em 2022. Desta forma, o novo iPhone SE 4, ou 16E, não terá o botão central, optando pelos sensores Face ID.
Porquê iPhone 16E?
O iPhone SE é considerado pela Apple uma "Special Edition", como uma espécie de comemoração do design mais icónico dos iPhones. Os iPhones SE até agora trouxeram sempre o design clássico, inspirado no iPhone 8, mas com especificações atualizadas. O último iPhone SE, lançado em 2022, trazia algumas especificações do iPhone 13.
Se a Apple mudar o nome para iPhone 16E, estará claramente a tentar associar o equipamento à família iPhone 16, sendo que manterão o conceito de "edição especial". Podemos considerar uma abordagem semelhante à da Samsung, com os Galaxy FE (Fan Edition), com um preço mais baixo e um design igual ou semelhante à gama Galaxy actual.
Enquanto os iPhone 17 não são lançados (só em setembro), a Apple pode aproveitar o lançamento do iPhone 16E para potenciar vendas da gama já existente. Além disso, o iPhone 16E deverá ter suporte para Apple Intelligence, o conjunto de ferramentas de Inteligência Artificial empresa. Contudo, a inclusão do Apple Intelligence e um processador igual aos iPhone 16 poderá encarecer o equipamento. Não demasiado, esperemos, visto que o ponto de atração dos iPhone SE sempre foi a sua etiqueta de preço a rondar os 499-549 euros.